(sem título)

IE
    🌱
    Ivan Engel
    🌱 0 pts

Olá, um cliente entrou em contato para abrir um novo MEI. Em 2024, esse MEI foi cancelado por não cumprir com as obrigações. É possível abrir outro CNPJ como MEI para ele?

Eu orientei o cliente a regularizar as pendencias antes de abrir um novo CNPJ, que por mais que o CNPJ foi cancelado os débitos não somem, vai para o CPF do empreendedor. O cliente do CNPJ para conseguir trabalhar como motorista de aplicativo.

4 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, boa tarde!

Sugiro verificar o CNPJ antigo. Normalmente, não se cancela um CNPJ. Ele pode ser baixado, ficar inapto, ou estar ativo.

Se ele estiver baixado, pode fazer a tentativa de nova abertura de MEI. Se ele estiver com qualquer outro status que não seja baixado, você não vai conseguir abrir outro MEI, vai precisar regularizar tudo, e fazer os procedimentos de acordo com as pendências.

IE
    🌱
    Ivan Engel
    🌱 0 pts

@Marcos Faria Olá, Marco. Tudo bem com você? Primeiro gostaria de agradecer por ter dedicado um tempo para esclarecer minhas dúvidas (Obrigado). Após cliente liberar acesso eu verifique a situação, o CNPJ esta ativo, foi excluído do simple pelo não pagamento dos débitos é a não entrega das declarações.

Fiz uma nova postagem pedindo uma opinião se seria possível e teria como fazer a baixa desse CNPJ sem pagar os débitos e sem a entrega das declarações, e abrir um novo MEI para o cliente? (Cliente relata sem condições de pagar para regularização do CNPJ ativo no momento).

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Ivan Engel Bom dia!! Tudo bem e você?

Esse procedimento é muito arriscado, além de não ser correto. Pense comigo: Se pudesse fazer isso, todo mundo abriria um Mei, não pagava as guias. Quando desse um problema, era só encerrar e abrir outro. Ou seja, seria fácil demais. Podemos presumir que isso não tem sentido, correto?

É o que acontece nessa situação. A base legal, não menciona que é correto fazer isso, e logo, você não teria uma base legal pra te sustentar.

Imagine você encerrar esse Mei, e depois não conseguir abrir outro? O cliente vai ficar em cima, alegando que você é responsável pela situação.

Infelizmente não fazemos milagres. Por exemplo, esse cliente tem anos e anos que não paga nada. E agora que deu problema, também não tem condições. Fica uma situação complicada, já que é uma responsabilidade dele, entende?

IE
    🌱
    Ivan Engel
    🌱 0 pts

@Marcos Faria Entendi, Marcos. Tudo certo comigo! Sou grato por dividir sua experiência e conhecimento. Já orientei para o cliente que o melhor caminho é a regularização e posteriormente a baixa ou a solicitação do reenquadramento posteriormente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.