Eita indústria ainda?
Me chama zap entender melhor 37 98409-7345
Caros colegas, venho compartilhar uma situação para verificar se alguém pode me orientar.
Estou com um cliente que foi desenquadrado do Microempreendedor Individual por ultrapassar o limite de faturamento em 2024, porém não excedeu os 20%. O desenquadramento ocorreu em dezembro de 2024, passando a condição de ME a partir de janeiro de 2025.
Ocorre que, em 2025, não foi realizada nenhuma declaração até o momento no Simples Nacional. A empresa teve faturamento mensal, recebeu valores via PIX e máquina de cartão, teve notas fiscais de entrada (compras), porém não emitiu notas fiscais de saída.
Diante desse cenário, considerando que se trata de indústria e há movimentação financeira declarada pelas operadoras, qual seria o melhor procedimento para regularização?
Penso em:
Emitir as NF-e de saída em atraso na Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo;
Transmitir as PGDAS-D retroativas com apuração do faturamento correto;
Recolher ou parcelar os DAS gerados com multa e juros;
Ajustar estoque, se necessário, para evitar inconsistências fiscais.
Alguém já passou por situação semelhante? Há algum cuidado específico para evitar autuação por omissão de receita?
Se quiser, posso também montar uma versão mais técnica (para grupo de contadores) ou mais objetiva e direta.
Eita indústria ainda?
Me chama zap entender melhor 37 98409-7345
Olá, bom dia!
O melhor caminho, é fazer o envio das declarações com o faturamento correto, mesmo que não tenha emitido as notas fiscais.
Ele segue no risco, por fata das notas fiscais, mas se resguarda quanto ao cruzamento de dados dos extratos bancários.
É necessário verificar as pendências no relatório fiscal, e fazer os envios solicitados.
Espero ter ajudado.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.