(sem título)

GF
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal, boa noite!

Tenho a seguinte dúvida: uma pessoa física realiza a compra de limão para revender para uma fábrica (pessoa jurídica), ou seja, exerce uma atividade de compra e revenda de mercadoria. Atualmente, a movimentação bancária gira em torno de R$ 8 mil a R$ 10 mil por mês, porém a tendência é de aumento.

Diante disso, gostaria de saber qual seria o enquadramento mais adequado: essa pessoa poderia atuar como autônomo ou, por se tratar de atividade comercial, o correto seria a formalização como MEI?

Além disso, considerando a possibilidade de crescimento, existe o risco de ultrapassar o limite anual de R$ 81 mil do MEI. Nesse caso, qual seria a melhor orientação desde já?

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MS
    📘
    📘 375 pts

Bom dia, Grasiella

Tudo bem?

Autônomo (pessoa física) é mais adequado para prestação de serviços. Quando há compra para revenda, a Receita tende a entender como atividade empresarial, mesmo que informal.

No cenário que você colocou pelo faturamento atual ele já estouraria o faturamento do MEI até o final do ano, então na minha opinião não compensa abrir como MEI.

Estude a opção de já abrir como uma ME, e observaria a tributação também, faça um planejamento tributário para ver qual melhor regime se enquadra para essa atividade, estude todos os impostos, e repasse a melhor opção para o seu cliente.

Verifique também se ele não pode ser produtor rural, é uma opção também.

Espero ter ajudado e fico a disposição.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.