(sem título)

NA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, tenho um caso que acredito ser complexo.

MEI foi desenquadrado em 2024, devido ao não pagamentos das obrigações.Me informei e descobri que foi para o Lucro Presumido, pois não é mais optante pelo Simples Nacional.

Porém entre 2025 e 2026, não foi feito absolutamente nada das obrigações fiscais, pois até então ele achava que ainda era MEI, só descobriu agora que fui verificar as pendencias.

Vou fazer a regularização, pois há pendencia de Divida ativa, mas nesse caso como proceder daqui pra frente? E o que ficou para trás?

1 respostas19 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Nicole, tudo bem?

Nesse caso, primeiro é importante confirmar a data exata do desenquadramento e verificar se realmente houve exclusão do Simples Nacional ou apenas desenquadramento do SIMEI. Se ele foi excluído do Simples e passou a ser tributado pelo Lucro Presumido, será necessário reconstruir toda a movimentação desde a exclusão.

Para os períodos de 2025 e 2026, deverão ser entregues as obrigações acessórias em atraso e apurados os tributos devidos conforme o regime aplicável à época. Também será necessário verificar a emissão de notas fiscais, movimentação bancária e demais documentos para realizar as apurações corretamente.

Quanto às dívidas já existentes, elas podem ser regularizadas por pagamento ou parcelamento, conforme a situação de cada débito. O ideal é levantar todas as pendências fiscais, federais, estaduais e municipais antes de iniciar a regularização para evitar retrabalho.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.