Procedimentos para Regularização de Pagamento Já Efetuado – MEI

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Bom dia, professores.

Enviei uma Declaração Anual, porém antes do envio apareceu uma mensagem informando que era necessário realizar a apuração. Ao consultar o ano de 2025, identifiquei que havia um mês pendente de apuração. Realizei a apuração e consegui entregar a declaração normalmente.

No entanto, ao informar o cliente sobre o mês em aberto, ela disse que já havia efetuado o pagamento em janeiro, referente ao mês de dezembro.

Diante disso, gostaria de orientação sobre como devo proceder.

A contribuinte está com problemas no título eleitoral e nunca declarou IR, então não consigo gerar o código de acesso para consultar os extratos e pendências no Portal do MEI.

Existe alguma forma de fazer essa verificação pelo e-CAC? E como posso proceder para que o mês já pago seja baixado corretamente? Por qual canal posso enviar o comprovante para regularizar esse pagamento?

Antes de apurar:

Após apurar gerar uma DAS com multa e juros, comuniquei cliente, mas ela alega que já efetuou em janeiro pelo app.

Na declaração apareceu a informação e em valor pago não constou o pagamento.

Agradeço desde já pela orientação, sua orientação tem me ajudado a me desenvolver nesses primeiros passos.

Obrigada!

5 respostas24 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, bom dia!

Você consegue verificar pelo E-cac, acessando com o Gov da cliente, e indo no portal do Simples Nacional, onde vai constar as guias pagas, em aberto, e para emissão.

Se ela insistir que fez o pagamento, solicite o comprovante de pagamento.

Pode ter ocorrido dela ter se confundido, e pagado uma outra guia naquele momento. Por isso é importante verificar o comprovante.

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Marcos Faria bom dia! ok, mas, ao solicitar a guia eu vou conseguir ter alguma ação para que esse pagamento seja comprovado e conste no sistema?

Qual é a forma de fazer isso?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Thamires

Basta acessar o E-cac, ir em Simples Nacional, e na opção PGMEI - Programa Gerador do MEI.

Depois, o restante das telas, é do mesmo modo que as telas onde emite as guias.

A diferença é que haverá algumas outras opções, como guias pendentes. Ali você vai certificar se há guia de fato em aberto.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Marcos Faria ok, mas se estiver em aberto e ela disponibilizar o comprovante.

Por onde faço para comprovar através deste comprovante o pagamento?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Thamires Neste caso, o melhor caminho é acessar o chat da Receita Federal, e solicitar abertura de um processo digital.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.