REGULARIZAÇÃO

TG
    🌱
    🌱 0 pts

Olá a todos, todo mundo bem?

Então, estou regularizando um MEI que foi desenquadrado a partir de 31/12/2024. O maior problema é que constam pendências no município e na SEFAZ (estado).

Com a prefeitura, já foi regularizado e realizado o parcelamento dos débitos. Contudo, o Estado está cobrando a entrega da EFD-Fiscal (ICMS/IPI) para todo o ano de 2025. Mas a empresa não fez movimentação de mercadorias, tampouco estava em atividade.

O que mais me causa dúvida, é que nenhuma pendencia dessa consta no relatório de situação fiscal do CNPJ.

Gostaria de saber como eu consigo pedir a baixa retroativa da inscrição estadual dessa empresa, para assim, tentar extinguir a obrigatoriedade da entrega da EFD-Fiscal (ICMS/IPI) para, enfim, conseguir regularizar essa pendência e fazer o enquadramento do MEI novamente.

O estado é o de São Paulo. Município: Guarulhos.

Alguém pode me dar uma luz? 😁😅

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, boa noite!

Vamos por partes.

Temos 3 entes federativos, que se comunicam, mas não trocam as mesmas informações entre si: Federal, estadual e municipal.

Possivelmente a certidão que você emitiu e não teve pendências, foi a certidão de débitos federais. Com não há débitos federais, ela vai sair zerada. Porém, a certidão federal não leva em conta possíveis débitos estaduais e municipais. Pois há a separação dos entes, cada um na sua responsabilidade.

Quanto a EFD-ICMS, ela é obrigatória sempre, mesmo sem movimento, para empresas do Lucro Presumido ou Real. O ICMS se trata de um tributo ESTADUAL, por isso não apareceu na certidão federal. Logo, você vai precisar fazer esses envios, a fim de regularizar as pendências da empresa.

E você não consegue desativar de forma retroativa. Deve primeiro, declarar os períodos pendentes até o presente, para assim, solicitar a baixa da inscrição junto ao governo de São Paulo.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.