Regularização Mei serviço para comércio

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Boa tarde, professores!

Estou com uma dúvida sobre regularização de MEI e gostaria de uma orientação.

Assisti algumas aulas mas fala de modo bem geral, estou iniciando na área contábil.

O MEI estava inapto, foi regularizado pelo Sebrae e agora está ativo. O cliente vende roupas pelo CPF e deseja formalizar a atividade no MEI, além de futuramente trabalhar com suplementos/vitaminas.

Estou avaliando a alteração dos CNAEs e tenho algumas dúvidas:

• O CNAE 4781-4/00 é suficiente para venda de roupas fitness e acessórios?

• MEI pode vender suplementos/vitaminas? O CNAE 4729-6/99 é permitido para essa atividade?

• Há risco de incluir CNAE não autorizado ao MEI durante a alteração? ou todas as atividades que constam disponíveis são as permitidas?

• Além do CNAE, quais pontos devo revisar na regularização (IE, alvará, endereço residencial, vigilância sanitária, tributação etc.)?

• Existe algum risco comum quando o MEI foi regularizado por terceiros e depois alterado para comércio?

• Como funciona o recolhimento em compras interestaduais para MEI?

• Na alteração de endereço, como proceder quando o cliente vende de forma externa e digital?

• Por fim, qual seria uma faixa justa de cobrança por esse tipo de serviço, considerando que parte da regularização já foi feita, mas precisarei revisar tudo?

Agradeço muito qualquer orientação que puderem me oferecer.

Obrigada.

2 respostas20 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires

O CNAE 4781-4/00 atende bem para venda de roupas fitness e acessórios. Já para suplementos/vitaminas, o MEI pode ter restrições, então além do CNAE 4729-6/99 é importante confirmar se a atividade é permitida no SIMEI e verificar exigências da prefeitura, SEFAZ e vigilância sanitária. Também vale revisar toda a situação do MEI após a regularização: DASN, débitos, inscrição estadual, alvará, endereço e emissão de notas. Em compras interestaduais, o MEI pode pagar antecipação de ICMS ou ST dependendo do produto e do estado. Mesmo sendo venda online, o endereço precisa ser compatível com a atividade. Sobre cobrança, é válido cobrar pela revisão e análise completa, mesmo que o Sebrae já tenha feito parte da regularização.

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura tudo bem? mais teria um valor médio para me indicar? Só para ter uma base, pois nunca fiz esse tipo de serviço.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.