ABRETURA DE EMPRESA - CNAE

AR
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia! estou com um cliente que tem um imóvel onde exerce atividade de fisioterapia. Ele pretende dividir o espaço em várias salas para aluguel a outros profissionais. Qual CNAE devo usar? Essa atividade de aluguel pode ser enquadrada no Simples?

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Adriano, boa tarde.

Para a atividade de aluguel de salas, o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais adequado é o 6822-6/00 - Aluguel de Imóveis Próprios. Esta atividade envolve o aluguel de imóveis de propriedade do locador, como salas comerciais, para terceiros.

Quanto ao enquadramento no Simples Nacional, é importante saber que o aluguel de imóveis próprios não pode ser enquadrado no Simples Nacional. O Simples Nacional é um regime tributário simplificado destinado a micro e pequenas empresas que realizam atividades permitidas por esse regime. A atividade de aluguel de imóveis está excluída do Simples Nacional, conforme disposto na Lei Complementar nº 123/2006.

Portanto, seu cliente deverá optar pelo regime de tributação do Lucro Presumido ou Lucro Real para exercer a atividade de aluguel de salas. Ele poderá continuar exercendo sua atividade de fisioterapia no mesmo local, desde que as atividades sejam separadas para fins contábeis e fiscais.

Espero ter ajudado!

RF
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Boa noite, estou com um caso semelhante e ao ler sua resposta fiquei com uma dúvida, ela teria que ter 2 CNPJ para fazer a parte de fisioterapia pelo SN e a parte do aluguel pelo LP?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.