Alteração de titularidade

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Tenho uma situação que me apareceu hoje.

Gostaria de tirar dúvidas com vocês.

Tem uma pessoa que emprestou o nome para o irmão abrir uma empresa. Ou seja, ela é representante legal de um CNPJ, única sócia. Isso, só no documento. Na prática, ela não tem a empresas.

O fato é que a empresa está endividada. Inclusive com pendências junto à Receita Federal.

Ela me procurou pra saber se é possível transferir a titularidade da empresa para o seu irmão, que é quem administra e é o dono realmente do patrimônio.

Gostaria de saber se isso é possível.

Se sim, como podemos proceder?

Seria uma alteração contratual, entrando um sócio novo e saindo o atual, com transferência de todo o capital social para o novo?

Desde já agradeço pela ajuda

6 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá JN, boa noite.
    Precisa verificar no contrato social. É empresário individual? se for precisa transformar em sociedade limitada, e após a transformação, fazer um novo DBE para entrada de novo sócio e saída de sócio atual.
    Espero ter ajudado

JS
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro , boa tarde!

Entendi.

A Natureza Jurídica é 206-2 - Sociedade Empresária Limitada

Tem apenas ela como sócia.

Então, é só uma alteração contratual, incluindo o novo sócio e fazendo a retirada da atual, né?

Quanto às cotas de participação no capital social, é necessário detalhar explicando que ela transferiu para ele. Fazendo uma alteração consolidada, correto.

É só isso, né?

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Muito obrigado, Edilene.

Mas tenho mais uma pergunta.

Não haverá transação financeira, pois ela figura como sócia, mas sem ter feito investimento financeiro.
    O fato de ele não receber nada financeiramente não é problema não, né?

Mesmo assim, devo destacar que esta transferência está quitada, correto?

A Razão Social atual está assim
    UNIÃO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS METÁLICOS – EIRELI.

Agora não terá mais a palavra EIRELI, e sim LTDA. Correto?

Mais uma vez, muito obrigado.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@José Do Carmo De Souza Sim, mesmo que não haja pagamento financeiro, você deve destacar que a transferência está quitada para manter a clareza e a precisão nos registros contábeis.

A razão social atual será alterada com a mudança de EIRELI para LTDA.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.