Bom dia! consultório veterinário

JR
    🌱
    🌱 0 pts

Uma cliente tem um mei, com cnae 47.89-0/04 - Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação,

Comerciante de artigos e alimentos para animais de estimação (pet shop) independente (não incui a venda de medicamentos)

Esse mei foi aberto no ano de 2023, quando a mesma comprava alguns produtos de animais para revender, porém agora a cliente se formou como veterinária, já pegou seu registro e quer atuar.

Ela tem o objetivo de abrir um consultório de animais pra prestar serviços e ao mesmo tempo vender alguns produtos.

1- Consigo manter ela com o mei e o mesmo cnae, porém quando for prestar alguns serviço como veterinária, gerar uma nota fiscal avulsa na prefeitura como pessoa física?

2- Precisa implantar algum sistema no consultório, para emissão de nota fiscal?

Qual seria o melhor caminho e o mais correto

Obs: A cliente me relatou que não vai ter muito faturamento

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Joan, boa tarde. Ela pode atuar como veterinária sendo autônoma, assim não interfere na atividade da empresa e ela mantem os ganhos e gastos separados, em algumas prefeituras, é possível emitir nota fiscal de autônomo.

Atividades de comércio precisam de sistemas próprios para emissão do cupom fiscal, atividades de serviços fazem suas emissões pelo site da prefeitura normalmente.

Caso ela deseje usar o CNPJ para atuar, precisa desenquadrar, alterar a atividade, registrar em conselho e fazer a parte da vigilância sanitária, pode ser um custo alto no início.

Espero ter ajudado.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Joan, Boa tarde.

A medicina veterinária é uma profissão com regulamentação, ou seja, tem legislação própria que estabelece os direitos e os deveres dos profissionais que a exercem, não pode ser MEI, tendo envista que a atividade de veterinária será exercida no mesmo local que é estabelecida a MEI, correto é abrir uma ME, o correto é abrir uma desequadrar e enquadrar como ME.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.