Constituição de Transporte de carga

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, não sei o que fazer com a seguinte situação.

Um cliente me procurou para abrir um Micro empresa de transporte de cargas, ele presta serviço de transporte de carga para vários estados o caminhão não é dele, ele faz somente o serviço de motorista.

Nesse caso, qual seria o CNAE principal? seria uma ME empresário individual ou sociedade limitada?

Estou meio perdida pra prestar esse serviço

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Adrielli

A opção pela Natureza Jurídica Empresário Individual ou Sociedade Limitada não interfere na tributação. A ME pode ser EI ou LTDA, a diferença entre elas é que EI o patrimônio do sócio (caminhoneiro) se mistura com o da empresa, ou seja, caso a empresa tenha algum problema, os bens pessoais do sócio responde solidariamente, enquanto na Sociedade Limitada, como nome já diz, é limitado ao valor investido pelo sócio no capital social.

Como ele apenas presta o serviço de Motorista, ele pode se enquadrar como MEI caminhoneiro, de seu Faturamento Anual for de até R$ 251.600,00. Caso ultrapasse, o recomendo é a ME, na Natureza Jurídica LTDA.

Espero ter ajudado.

AS
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura muito obrigada, só mais uma dúvida quais seriam as obrigações mensais dele? Ele não quer abrir um Mei, ela quer abrir uma Microempresa.

Eu teria que tirar nota de serviço na prefeitura,?

Ele faz transporte para vários estados do Brasil

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.