Orientação para Regularização de CNPJ e Pendências Fiscais

AE
    🌱
    🌱 0 pts
    Situação.pdf

Boa noite! Sou nova na prestação de serviços contábeis e fui procurada para auxiliar um cliente com a seguinte situação (ele não tinha uma contabilidade, também não emitia notas):

• Atividade Principal: Casas de festas e eventos (CNAE: 8230-0/02)

• Situação no Simples Nacional/SIMEI:

• Desenquadrado do SIMEI desde 31/12/2022

• Excluído do Simples Nacional em 31/12/2024 por ato administrativo da RFB

Pendências Identificadas:
    Débitos na PGFN (Dívida Ativa):

• SIMPLES/MEI: R$ 4.448,99

• IRPF: R$ 2.744,00 (não sei se está relacionado à empresa ou a alguma declaração de IR pendente)

Omissão de Obrigações Acessórias:

• DEFIS: 2023

• PGDAS-D: 2023 e 2024 (todos os meses)

• DCTFWeb: 2023 e 2024 (todos os meses)

Débitos do DAS (SIMPLES/MEI):

• Janeiro/2022 (R$ 102,29)

• Fevereiro/2022 (R$ 101,68)

O cliente deseja continuar com a empresa de eventos, mas está em dúvida se vale mais a pena regularizar o CNPJ atual ou encerrá-lo e abrir um novo CNPJ como SLU, pois pretende atuar também com serviços financeiros (Home Equity, financiamento imobiliário e proteção veicular), o que não é permitido no MEI.

Minhas dúvidas:

1. Como proceder com a regularização da exclusão do Simples Nacional e do MEI?

2. O débito de IRPF pode estar relacionado às pendências da empresa ou seria um problema pessoal do cliente?

3. Qual o melhor caminho para ele continuar operando dentro da legalidade: regularizar o CNPJ atual ou encerrar e abrir um SLU?

4. Como devo orientar o cliente sobre parcelamento ou quitação dos débitos na PGFN?

5. Quanto cobrar por esses serviços, considerando análise, regularização e possível abertura de um novo CNPJ?

Agradeço desde já pela ajuda!

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

KK
    1.106 pts

Olá! Boa noite.