Orientação sobre cliente que compra mercadorias sem nota fiscal

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

Pessoal, estou enfrentando uma situação complicada com um cliente que está comprando mercadorias sem nota fiscal.

Já orientei o cliente de que essa prática é ilegal e pode trazer sérios problemas, mas ele insiste que todos os fornecedores em São Paulo, de quem ele compra, só vendem mercadorias sem emitir a nota fiscal.

Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre como proceder:

1. Existe alguma forma, dentro da legislação, para regularizar a entrada dessas mercadorias na empresa?

2. Devo me resguardar de alguma maneira específica em relação a esse cliente, considerando que ele continua comprando sem nota fiscal, mesmo sabendo dos riscos?

3. Sinceramente, estou considerando a possibilidade de encerrar meu contrato com esse cliente, porque temo que, em uma futura fiscalização ou autuação, eu possa ser envolvida em problemas legais. O que vocês acham?

Agradeço se puderem compartilhar suas experiências ou sugestões para lidar com esse tipo de situação.

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Silvia

Contador também demite Cliente.

Infelizmente esse caso acontece muito, e no final acaba caindo ao contador a responsabilidade solidária.

Legalmente não existe uma forma de justificar essas entradas, pois é obrigatório a emissão da Nota Fiscal, teria uma exceção se fosse adquirido de PF para PJ, mas nesse caso, precisa consultar a legislação Estadual para saber como é o processo dentro do Estado.

Você deu as duas opções justificáveis. 01 é se resguardar, enviando um documento por escrito com essas informações de orientação e alerta ao cliente e ele assinar para no futuro usar como defesa - caso precise, ou rescindir o contrato.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.