Pendência de GFIP

MR
    🌱
    Mayara Reis
    🌱 0 pts

Bom dia!

Estou com uma empresa sem movimento com pendência de gfip, porém a empresa não tem certificado digital, vi que posso enviar pelo meu, porém o meu é pessoa física.

Como eu faço o cadastro na SEFIP, já que só tem opção de CNPJ e CEI na parte de cadastro.

3 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Mayara, tudo bem?

O SEFIP só permite envio da GFIP com certificado digital de CNPJ ou CEI. Não é possível enviar usando certificado de pessoa física (CPF). Para enviar, você deve cadastrar no SEFIP um CNPJ como responsável (pode ser o da própria empresa, do escritório ou alguma outra empresa que tenha certificado digital) e usar esse certificado e-CNPJ para a transmissão pelo Conectividade Social.

Espero ter ajudado.

MR
    🌱
    Mayara Reis
    🌱 0 pts

Boa noite! Como funciona o cei? quais seriam as obrigações a serem enviadas? tem alguma aula no contabilidade facilitada?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Mayara Reis O CEI (Cadastro Específico do INSS) funciona como se fosse o 'CNPJ' do produtor rural pessoa física. Atualmente, ele está sendo substituído pelo CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física), que é o cadastro oficial da Receita Federal.

Se ainda for necessário enviar a SEFIP com o número do CEI, será preciso usar um certificado digital, e esse CEI precisa estar vinculado corretamente ao certificado.

Não temos aula sobre CEI em específico. Temos sobre envio se SEFIP sem movimento: https://alunos.contabilidadefacilitada.com/137981-departamento-pessoal-na-pratica/3443422-pratica-sefip-sem-movimento

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.