PRÓ-LABORE

JR
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde

como é a minha primeira empresa que estou fazendo a contabilidade, tenho várias dúvidas

Tem um cliente que era mei e foi feita o desenquadramento por opção, pois a empresa está crescendo e tudo, nesse processo de desenquadramento foi feito a transformação de mei para ltda, esse cliente revende mercadoria de auto peças.

já estou fazendo a escrituração

1- nesse período que ele era mei, tem necessidade de fazer a contabilidade retroativa ou não tem necessidade?

1- como só tem um sócio na empresa, como faço o pró-labore? quero colocar de um salário mínimo, queria saber o passo a passo, na parte do esocial e qual a data que faço.

2- no contrato social eu coloquei a distribuição de lucros que pode ser feita tanto no final do período, como mensal.

2 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Joan

1. Não precisa realizar a contabilidade retroativo do período que era MEI, você pode fazer um levantamento na data desenquadramento - balancete inicial com todo o patrimônio do MEI, para que então sejam registrados saldo inicial de todas as contas como clientes, disponibilidades, estoque, etc...

2.O pró labore será gerado através das informações enviadas ao E-social. Precisa enviar os eventos, irei deixar uma aula abaixo que será um norte nesse assunto.

3. Ótimo, pode justificar as retiradas do sócio como antecipação do Lucro, desde que no final do período não ultrapasse o verdadeiro lucro apurado.

Espero ter ajudado.

JR
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Professora quando vc fala aqui( 1. Não precisa realizar a contabilidade retroativo do período que era MEI, você pode fazer um levantamento na data desenquadramento - balancete inicial com todo o patrimônio do MEI, para que então sejam registrados saldo inicial de todas as contas como clientes, disponibilidades, estoque, etc.)

O mei foi aberto 20/05/2024 e desenquadramento foi 31/06/2024.

O balencete de abertura eu faço com a data 01/07/2024?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.