Ola, Mária
Não sou professor, mas tenho algumas noções kkk
Entendo que as cooperativas podem ser tanto registradas no cartório quanto nas Juntas comerciais, mas se essa cooperativa, em específico, está registrado na JUCESP, então continua assim mesmo.
Quando se fala de Cooperativa, todas as alterações são realizadas por meio de atas, não contratos como nas LTDAs, logo as alterações pretendidas devem estar todas mencionadas na ata.
Falando de sócios, não sei se quer dizer se são apenas cooperados entrando, ou se trata de membros do conselho administrativo/diretoria ou conselho fiscal. E aí te falo os seguintes pontos de atenção quanto ao conselho administrativo:
Encaminhar cópia autenticada de um documento de identificação dos novos membros;
indicar a admissão no Redesim;
Verificar o prazo de mandato, geralmente não pode ser superior a quatro anos;
Deve, obrigatoriamente, renovar a composição de, no mínimo, um terço dos membros, a cada eleição;
Declarar que não estão incursos nas vedações (igual a LTDA naquela cláusula que fala que administradores não possuem impedimentos para exercerem a administração).
Já no caso de novos cooperados a Junta não obriga que a informação esteja em ata ou apresentado qualquer documento deles, e quanto ao conselho fiscal não há exigência da junta comercial pra arquivar documentos destes membros e cadastrá-los no redesim, mas se há alteração destes membros é bom mencionar na ata além de conferir o prazo de mandato e a permissão de reeleição.
Quanto ao envio de forma online não tenho certeza se seria possível, pois pra cooperativa ainda é bem limitado as opções dentro do redesim, e um outro detalhe é utilizar o ato de inclusão/alteração de integrante, a não o arquivamento de ata.
Se o presidente está mudando deve-se fazer um DBE com a troca e apresentar cópia autenticada de um documento de identificação.
Outro ponto de atenção é verificar a questão da convocação e a necessidade de apresentar o jornal e a carta de convocação
Uma leitura que recomendo é o Anexo VI da IN DREI 81/2020
https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/drei/legislacao/instrucoes-normativas/arquivos-instrucoes-normativas-em-vigor/anexo-vi-cooperativa_link.pdf