Regularização Empresa

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!

Estou com um primeiro cliente, que tem 1 empresa individual aberta, e está sem contador ja tem um tempo.
    A empresa esta desenquadrada do Simples Nacional, e tem pendências de declarações ( DEFIS / DIRF / DCTFWeb / DCTF Mensal )
    Ele tinha funcionários mas não sabe de todos foram feitas as baixas.
    Preciso de uma orientação, de onde consigo buscar todas as informações de tudo que vamos precisar regularizar de declarações e débitos, e se tem algum local que consigo consultar se ele ainda tem algum funcionário vinculado à essa empresa para poder rescindir.

Ele também quer abrir uma nova empresa, com a mesma atividade, que é de serviços de engenharia, por ele ja ter uma empresa individual que não está mais no simples nacional, ele consegue abrir outra e ser optante do Simples Nacional nessa nova?

Muito obrigado pela ajuda!

4 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Alex, tudo bem?

Sobre os funcionários, dá pra consultar no portal do eSocial se ainda existe algum vínculo ativo. Lá mesmo já consegue verificar se todos foram desligados corretamente ou se precisa providenciar alguma rescisão. Em relação às pendências de declarações e débitos, você pode acessar o e-CAC com certificado digital da empresa e consultar na aba "Situação Fiscal" e "Pendências de Declarações". Eu faria por partes: regularizaria uma obrigação, esperaria o sistema atualizar e depois seguiria para a próxima. Isso ajuda a não se perder e acompanhar melhor as multas e as baixas automáticas.

Sobre abrir uma nova empresa, ele até pode sim abrir uma LTDA, por exemplo, com outro CNPJ, e optar pelo Simples Nacional, desde que não tenha impedimentos como participação em outra empresa ou débitos em aberto que bloqueiem a opção. Mas é bom avaliar o histórico da empresa atual e pensar também se não seria melhor regularizar a que já existe, dependendo da situação.

Espero ter ajudado!

AC
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Boa tarde Thamires
    Ajudou muito!
    Vou fazer as pesquisas e fazer isso, regularizar por partes.

Agora quanto a nova empresa, ele me disse que falaram sore a SSLU ( acho que é a antiga Eireli né? )
    Essa ele não consegue abrir por já ter a individual né?
    Por causa dessa, ele so vai conseguir abrir uma LTDA mesmo ne?

Muito obrigado novamente!

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Alex Antônio Correa Olá! Tudo bem?

Sobre a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), ela é a substituta da antiga EIRELI sim e permite que ele abra uma nova empresa com apenas um sócio, sem a exigência de capital mínimo. E sim, ele pode abrir uma SLU mesmo já tendo uma empresa individual. Geralmente não há impedimento.

De toda forma, é importante colocar na balança se vale mais a pena abrir uma nova ou regularizar a atual, principalmente se for manter a mesma atividade e os mesmos clientes.

Espero ter ajudado!

AC
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Entendi Thamires, era só para ter certeza se ele poderia, mas acredito que a melhor opção seja mesmo a regularização.
    Vou passar todas as informações para o meu cliente.
    Muito obrigado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.