Transformação de Mei para Me

AM
    🌱
    🌱 0 pts

Posso fazer na mesma alteração de transformação de MEI para ME a alteração do sócio e representante legal ?

4 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

DS
    🌱
    🌱 0 pts

É possível sim, só fazer a transformação e em ato contínuo altera o sócio tudo em um unico processo.

Lembrando que é necessário informar primeiramente ao órgão de registro o desenquadramento do SIMEI.

Após a alteração no órgão competente, deve-se elaborar o novo contrato social, informando todas as mudanças que ocorreram, sendo elas normalmente:

I – Alteração da Razão Social
    Adequar uma nova razão social para a empresa.

II – Transformação ou Alteração de Natureza Jurídica
    Registrar a transformação da empresa de MEI para Sociedade Empresária Limitada (LTDA).

III – Entrada de Sócio
    Incluir o novo sócio na estrutura societária.

IV – Consolidação
    Reunir todas as alterações em um contrato social consolidado.

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Diego Bispo Da Silva tudo bem? Pode ser alterado o titular do MEI para outro titular? Diretamente? Pelo que tenho visto, primeiro fazemos a alteração de mei para me, depois incluimos o novo socio na ME e depois faz a retirada do antigo socio e tranforma em SLU. Sera que estou enganado? Pode me ajudar?

Obrigado
    Mauricio

DS
    🌱
    🌱 0 pts

@Mauricio Jacome Borges Saes Exatamente, Maurício! O MEI não permite troca direta de titularidade, pois é uma natureza jurídica de empresário individual, vinculada ao CPF do titular.

O caminho correto é justamente esse que você mencionou:
    1- Transformar o MEI em ME (Sociedade Empresária), incluindo o novo sócio;
    2- Retirar o antigo titular, deixando a empresa como Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
    3- Assim, o novo titular passa a ser o único responsável legal.

Ou seja, não há transferência direta, mas sim uma sucessão formal por meio de transformações e alterações contratuais.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.