Boa tarde!

GH
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde! Irei fazer minha primeira declaração de ITR de uma empresa PJ que faz o cultivo de laranjas para venda, estou em dúvida com relação ao calculo do valor da terra nua:  

No valor das Culturas, Pastagens Cultivadas e Melhoradas e Florestas Plantadas, seria o valor da venda do produto mais as arvores frutíferas (obs: o preço do mercado) seria isso?

3 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

GH
    🌱
    🌱 0 pts

Outra duvida que me surgiu, se no caso o proprietário não faz o cultivo direto e sim faz o arrendamento das terras a terceiros:

Referente ao valor das construções, instalações e benfeitorias e o valor das culturas, pastagens cultivadas e melhoradas e florestas plantadas, esses dois campos deverão ser preenchidos? Como ficam essas informações?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Giovana Moraes Hoffmann No caso de arrendamento das terras a terceiros, as informações sobre construções, instalações e benfeitorias, assim como o valor das culturas, pastagens cultivadas e melhoradas e florestas plantadas, ainda precisam ser declaradas.

Mesmo que o proprietário não esteja cultivando diretamente, o valor dessas melhorias deve ser declarado. Isso inclui qualquer construção ou instalação presente na propriedade, como galpões, cercas, sistemas de irrigação, etc.

O valor dessas culturas e melhorias também deve ser declarado, mesmo que o cultivo seja feito por terceiros. O arrendatário pode estar utilizando essas áreas, mas o valor delas ainda faz parte do patrimônio da propriedade.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Giovana, bom dia.
    O Valor da Terra Nua (VTN) é o valor de mercado do solo sem considerar construções, plantações ou melhorias feitas na terra. Isso significa que, ao calcular o VTN, você deve excluir o valor das culturas, pastagens cultivadas e melhoradas, e florestas plantadas.

Portanto, o valor das culturas, pastagens e florestas plantadas não deve ser incluído no cálculo do VTN. O VTN deve refletir apenas o valor do solo e sua vegetação nativa.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.