CADASTRO COMO AUTÔNOMA

MP
    🌱
    🌱 0 pts

Olhei a aula de RPA e me surgiu a dúvida: atuando como Autônomo e realizando o serviço para o empresa do meu marido, como fica a parte do ISS e INSS? eu recolho como autônoma ou como é prestação para CNPJ precisarei recolher o ISS e INSS pela empresa?

E também qual o passo a passo para me cadastrar como autônoma?

8 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Mariele, tudo bem?

Como você presta o serviço pra uma pessoa jurídica, a PJ que efetua o RPA ja descontando o INSS e no caso, a PJ faz seu pagamento e também do INSS sobre o serviço que você prestou.

Quanto a regularização, você pode entrar em contato com a prefeitura local para saber quais os procedimentos para se cadastrar como autônoma e a prefeitura já te informará quanto ao ISS e o alvará (que geralmente a prefeitura cobra).

Espero ter ajudado!

MP
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Mas no caso realizando o serviço para a empresa familiar (do marido) precisarei igual me cadastrar como autônoma?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Mariele Zaluski Piovesan Olá, tudo bem?
    Entendo que independente de ser familiar, ainda é uma pessoa jurídica para quem você presta o serviço e precisa está tudo regularizado.

Espero ter ajudado!

MP
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Certo, mas nesse caso me cadastro como autônoma e pago o INSS e ISS normal, fiquei com dúvida referente ao RPA é obrigatório?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Mariele Zaluski Piovesan Olá, tudo bem?

O INSS conforme mencionei anteriormente, a empresa para quem você presta o serviço, fará a retenção e será a responsável pelo pagamento.
    Quando o serviço é prestado para PJ o RPA é obrigatório sim.

O ISS a partir do momento que você se regulariza na prefeitura, eles irão cobrar este valor de você. Algumas prefeituras cobram anualmente e outras mensalmente, vai variar de prefeitura para prefeitura.

Mas deixo como sugestão que assista nosso curso para autônomos e também a aula abaixo que fala sobre o RPA e explica com mais detalhes a respeito:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/78968-como-atender-autonomos-e-profissionais-liberais/1867951-rpa

Espero ter ajudado!

PB
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Bom dia!

Tenho um cliente (PF) que presta serviço pra PJ e ele emite NFSA-e como posso lançar os valores recebidos dessa prestação de serviço na declaração (IRPF)?

MF
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Mariele, se vc prestar um serviço a PJ quem tem a obrigação de reter de vc e recolher ao fisco estes impostos é a PJ. Se vc prestar serviços como autônoma a PF ai sim vc quem fica responsável por pagar estes impostos , deu pra entender? Considerando que vc tenha se cadastrado na prefeitura para pagar 2 ou 5% taxa de ISS(conforme a prefeitura) vem retido no RPA para repasse ao fisco, porém se vc se cadastrou para pagar uma taxa anual ai não entra no RPA.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.