Olá Nilber, tudo bem?
Você gostaria de fazer o CAEPF para algum serviço em específico?
Porque como contador autônomo, o certificado seria vinculado ao seu CPF, sem a necessidade do CAEFP.
Espero ajudar.
Prezados colegas,
para o contador autônomo conseguir fazer o certificado digital, pelo que vi precisa do código CEI. Olhei no site do gov que tem que fazer isso via CAEPF ( por favor me corrija se eu estiver falando algo errado), estou fazendo o meu e fiquei com uma dúvida, em contribuinte coloco como “contribuinte individual “ e depois “pessoa física com empregados” é isso mesmo? Fiquei com essa dúvida pois achei que iria ter outra opção sem empregados.
Olá Nilber, tudo bem?
Você gostaria de fazer o CAEPF para algum serviço em específico?
Porque como contador autônomo, o certificado seria vinculado ao seu CPF, sem a necessidade do CAEFP.
Espero ajudar.
Oi @Thainan Oliveira !
Na verdade eu tinha entendido que quando for prestar serviços como contador autônomo, eu precisaria do código CEI para a chave digital. (posso ter entendido errado). Quando eu for emitir a nota (já estou com o CCM e tudo mais), vou precisar fazer o carnê leão e não precisaria desse código CEi para o INSS tb?
Como estou iniciando ainda estou um pouco perdido kkk 😂 Mas to correndo atrás pra aprender e fazer certinho.
@Nilber Pereira De Barros Filho Não há necessidade do CEI/CAEPF para emitir a guia previdenciária, nem para a emissão de nota fiscal. Quando for prestar serviços para PJ terá que emitir um RPA, que é preenchido com seus dados pessoais.
Espero ter ajudado.
@Thainan Oliveira primeiro muito obrigado por estar esclarecendo minhas dúvidas! No meu caso eu fiz o CCM na prefeitura de SP e já estou habilitado a emitir Nota Fiscal (sem cnpj). Se eu emitir a nota, ainda assim precisa emitir um RPA? Ou posso emitir a NF e eu mesmo recomer o INSS? Fiz todos os passos dessa aula, só fiquei com essa dúvida do INSS.

@Nilber Pereira De Barros Filho Emitindo a nota fiscal não há necessidade do RPA.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.