COMEÇANDO EMPREENDER

CG
    🌱

GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO. O SEGUINTE EM FEVEREIRO DE 2023 ABRI UM MEI PARA MIM SOMENTE PARA CONTRIBUIR COM INSS , CNAE DE DIGITORA. MAS ESSE ANO SURGIU OPORTUNIDADE DE UM CLIENTE QUE É MEI E VAI SE TORNAR MICROEMPRESA. ENTÃO COM ISSO REGISTREI MEU CRC, NO CASO TEM COMO TRABALHAR COMO AUTONOMA OU TEREI QUE ALTEREI MEU MEI PARA MICROEMPRESA TAMBÉM, OU SE NÃO, BAIXAR MEI. MAS TEM QUESTÃO DA CONTRIBUIÇÃO DO INSS. POR FAVOR ME ORIENTEM. O QUE DEVO FAZER NA OPINIÃO DE VOÇÊS ?

JÁ ENVIE ESSA MENSAGEM. POR FAVOR AGUARDO RETORNO.

3 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Eu recomendaria vc desenquadrar esse seu MEI e reaproveitar esse CNPJ fazendo alteração da empresa individual para UNIPESSOAL e incluindo o CNAE de atividade contábil. Te aconselho atuar como PJ do que como autônomo.

A começar pelos honorários, onde como autônoma teria que reter 11% da sua RPA. Estaria sujeita a tributação da tabela progressiva do Imposto de Renda, que pode chegar aos 27,50%, etc, etc.

Já como sociedade unipessoal contribuinte parece dar maior credibilidade ao negócio ao utilizar um CNPJ, pagar imposto menor pelo simples nacional, bem como maior organização documental, além da independência entre a PJ e PF. Uma observação importante é que na PJ você tera que pagar duas anuidades.

Para te ajudar entender melhor quais são os passos necessários ao atuar como contador através de uma sociedade unipessoal, te aconselho que dê uma olhada em no curso 'Como Iniciar Seu Escritório Contábil'. Que está neste link:
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/83628-como-iniciar-seu-escritorio-contabil

DS
    🌱
    🌱 0 pts

E você pode contratar um sistema contábil GRATUITO, um sistema contábil gratuito que eu recomendo é a MAKRO SYSTEM eles tem o plano gratuito que é completo e entrega todas as obrigações além de ser 100% WEB, eles tem consultoria particular bem em conta que pode te ajudar na prática contábil, tem videos no youtube do SISTEMA CONTÁBIL MAKRO SYSTEM.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.