Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. COMO ATUAR PARA REALIZAR A CONTABILIDADE DA EMPRES...

COMO ATUAR PARA REALIZAR A CONTABILIDADE DA EMPRESA DA FAMILIA (MARIDO)

MP
    🌱
    Mariele Zaluski Piovesan
    🌱 Iniciante0 pts

Vou realizar o meu registro no CRC, pois irei fazer a transformação do MEI para LTDA da empresa do meu marido e fazer a contabilidade da empresa. Tenho dúvidas em relação a como poderei atuar, preciso fazer o cadastro como autônomo, como funcionária da empresa ou Sociedade simples? Ou poderei fazer a contabilidade da empresa apenas com o registro do CRC. Qual seria a mais vantajosa e menos onerosa?

Obs: Trabalho em outra empresa e sou CLT.

2 respostas28 visualizações25/01/24, 13:26

Respostas da Comunidade (2)

JG
    🌱
    Juliana Gualberto
    🌱 Iniciante0 pts

OLá @Mariele Zaluski Piovesan , Bom Dia!!

É muito importante que você entenda que ao escolher atuar como pessoa jurídica constituindo uma empresa somente para atender a empresa do seu esposo, você deverá arcar com os custos da sua empresa, incluindo o CRC da PJ e o seu CRC como responsável Técnica da empresa e demais obrigações.

Se você só tem essa empresa no momento, o mais ideal seria atuar como PF e para isso você terá que fazer a seu cadastro da Prefeitura como Autônomo e arcar com o ISS, o INSS, o CRC o IR caso tenha lucros tributáveis da sua operação e outras obrigatoriedades de autônomos.

Vou deixar aqui algumas sugestões de aulas para você aprofundar o entendimento e ajudar a tomar a melhor decisão nesse momento da sua carreira:

Inicie o seu Escritório Contábil
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/83628-como-iniciar-seu-escritorio-contabil

Como atender Profissionais Autônomos, também vai te ajudar muito na compreensão sobre autônomos
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/78968-como-atender-autonomos-e-profissionais-liberais

Espero ter ajudado!

27/01/24, 13:55
    MP
    🌱
    Mariele Zaluski Piovesan
    🌱 Iniciante0 pts

@Juliana Gualberto Olhei a aula de RPA e me surgiu a dúvida: atuando como Autônomo e realizando o serviço para o empresa do meu marido, como fica a parte do ISS e INSS? eu recolho como autônoma ou como é prestação para CNPJ precisarei recolher o ISS e INSS pela empresa?

02/02/24, 13:37

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Captação eficiente de ClienteCrescimento de Clientes.Dicas de marketing para quem está iniciando na contabilidadeProcessos estruturadosComo devo fazer a captação de clientes que são condomínios? Existe demanda? É uma alternativa de serviço com grande concorrência?

Tópicos Mais Vistos

O que acontece ao clicar em "Rejeição" em uma NFSe no Portal Nacional?REFORMA TRIBUTÁRIA - ESTUDANTES: COMO SE ATUALIZAR?Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    Empreendedorismo, Marketing e Gestão Contábil
    Curso recomendado · Marketing e Empreendedorismo

CONHEÇA O MBA EM MARKETING, EMPREENDEDORISMO E GESTÃO CONTÁBIL

• Reconhecida pelo MEC
    • Conclusão em 6 meses
    • Sem necessidade de TCC
    • Aulas ao vivo
    • Grupo de alunos
    TOQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Empreendedorismo, Marketing e Gestão Contábil · MBA

InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance