COMO ATUAR PARA REALIZAR A CONTABILIDADE DA EMPRESA DA FAMILIA (MARIDO)

MP
    🌱
    🌱 0 pts

Vou realizar o meu registro no CRC, pois irei fazer a transformação do MEI para LTDA da empresa do meu marido e fazer a contabilidade da empresa. Tenho dúvidas em relação a como poderei atuar, preciso fazer o cadastro como autônomo, como funcionária da empresa ou Sociedade simples? Ou poderei fazer a contabilidade da empresa apenas com o registro do CRC. Qual seria a mais vantajosa e menos onerosa?

Obs: Trabalho em outra empresa e sou CLT.

2 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

JG
    🌱
    🌱 0 pts

OLá @Mariele Zaluski Piovesan , Bom Dia!!

É muito importante que você entenda que ao escolher atuar como pessoa jurídica constituindo uma empresa somente para atender a empresa do seu esposo, você deverá arcar com os custos da sua empresa, incluindo o CRC da PJ e o seu CRC como responsável Técnica da empresa e demais obrigações.

Se você só tem essa empresa no momento, o mais ideal seria atuar como PF e para isso você terá que fazer a seu cadastro da Prefeitura como Autônomo e arcar com o ISS, o INSS, o CRC o IR caso tenha lucros tributáveis da sua operação e outras obrigatoriedades de autônomos.

Vou deixar aqui algumas sugestões de aulas para você aprofundar o entendimento e ajudar a tomar a melhor decisão nesse momento da sua carreira:

Inicie o seu Escritório Contábil
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/83628-como-iniciar-seu-escritorio-contabil

Como atender Profissionais Autônomos, também vai te ajudar muito na compreensão sobre autônomos
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/78968-como-atender-autonomos-e-profissionais-liberais

Espero ter ajudado!

MP
    🌱
    🌱 0 pts

@Juliana Gualberto Olhei a aula de RPA e me surgiu a dúvida: atuando como Autônomo e realizando o serviço para o empresa do meu marido, como fica a parte do ISS e INSS? eu recolho como autônoma ou como é prestação para CNPJ precisarei recolher o ISS e INSS pela empresa?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.