Conquistar uma cliente que precisa da contabilidade, mas "não faz questão"?

TR
    🌱
    🌱 0 pts

Oi pessoal, tenho uma futura cliente que veio até mim por indicação do Sebrae da minha cidade, é um restaurante pesque-pague que é MEI, porém, ele acrescentou uma atividade que não é permitida para MEI (recreação, entretenimento), ela ativou passeios em pedalinhos em um lago grande no espaço do restaurante, por esse motivo o SEBRAE falou para ela fazer o desenquadramento do MEI por não ser uma atividade permitida.

Expliquei para ela como seria a contabilidade e ela falou que ia olhar com o esposo (já faz 3 meses isso).

Fui lá para almoçar no restaurante aproveitei e conversei com ela, perguntei se ela tinha fechado contabilidade e se estava tudo ok, e ela respondeu que não mexeu com contabilidade nem nada está como MEI, e ainda tem 4 funcionários trabalhando para ela.

Aqui é uma cidade do interior e lá é o único entretenimento da cidade, tem atraído diversos turistas de cidades vizinhas, e movimentado a economia da cidade nos finais e semana… Ao meu ver, corre o risco de ter a empresa “interditada” por causa dessa irregularidade na parte contábil da empresa.

Considero ela uma potencial cliente para iniciar meu escritório.

Como faço para convencê-la de que a contabilidade é importante para o negócio dela não ser barrado pela fiscalização? Como apresento meu trabalho para ela?

8 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thais, boa noite.

Para convencer sua potencial cliente da importância da contabilidade e apresentar seu trabalho de forma eficaz, siga estas etapas:

1. Eduque sobre as Responsabilidades e Riscos: Explique que, como MEI, ela tem obrigações contábeis e fiscais que, se não cumpridas, podem resultar em multas, juros, perda de benefícios previdenciários, impedimentos de emitir notas fiscais, negativação do CNPJ, entre outras sanções. Mostre que a contabilidade não é apenas uma formalidade, mas uma ferramenta essencial para a sustentabilidade e crescimento do negócio.

2. Destaque os Benefícios da Contabilidade: Apresente a contabilidade como uma aliada, capaz de garantir a legalidade das operações, fornecer dados para decisões estratégicas, aumentar as chances de obter crédito e estabelecer parcerias, e realizar um planejamento tributário eficiente.

3. Personalize a Apresentação dos Seus Serviços: Crie uma proposta personalizada que atenda às necessidades específicas do restaurante dela. Inclua serviços que ela possa não conhecer, como a sincronização e verificação do DAS em dia, escrituração contábil, e apuração do IRPF. Mostre como cada serviço pode beneficiar diretamente o negócio dela.

4. Demonstre Conhecimento e Profissionalismo: Prepare uma apresentação profissional, utilizando recursos visuais e dados relevantes. Você pode gravar uma apresentação em vídeo ou criar um documento com layout agradável e infográficos.

5. Ofereça Soluções Práticas: Mostre como você pode simplificar a vida dela, lidando com as burocracias e permitindo que ela se concentre no que faz de melhor: gerenciar o restaurante e proporcionar uma experiência única aos clientes.

6. Proponha uma Reunião de Consultoria Gratuita: Ofereça uma consulta inicial gratuita para discutir as necessidades dela e como seus serviços podem resolver os problemas específicos que ela enfrenta.

7. Use Testemunhos e Casos de Sucesso: Se possível, compartilhe histórias de sucesso de outros clientes que se beneficiaram de seus serviços. Isso pode aumentar a confiança dela em sua capacidade de entregar resultados.

8. Seja Transparente sobre Custos e Benefícios: Seja claro sobre os custos dos seus serviços, mas também enfatize o valor que eles agregam. Explique como um bom planejamento contábil pode economizar dinheiro a longo prazo.

Lembre-se de que a chave para convencer sua cliente é mostrar que você entende as necessidades dela e pode oferecer soluções que vão além da simples conformidade com as obrigações fiscais. A contabilidade é uma parte vital da estratégia de negócios e pode ajudar a evitar problemas legais e financeiros no futuro. Boa sorte!

Espero ter ajudado!

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Thais Rocha Vou tentar ser mais clara.

1. Explique de Forma Clara e Simples

Obrigações Legais e Riscos

• Desenquadramento do MEI: Diga que, ao oferecer passeios de pedalinho, ela precisa sair do MEI e entrar em outra categoria empresarial, pois o MEI não permite esse tipo de atividade.

• Funcionários: Informe que, como MEI, ela só pode ter um funcionário, e ter quatro é uma violação séria.

• Multas e Sanções: Destaque que a empresa pode receber multas e até ser fechada se não estiver regularizada.

Benefícios da Contabilidade

• Segurança Legal: Manter tudo em dia evita problemas com a fiscalização.

• Gestão Financeira: Ajuda a controlar melhor o dinheiro que entra e sai, evitando surpresas.

• Economia de Impostos: Com a contabilidade correta, é possível pagar menos impostos legalmente.

Serviços Personalizados

• Notas Fiscais: Ajudamos a emitir todas as notas fiscais necessárias.

• Folha de Pagamento: Regularizamos a situação dos quatro funcionários.

• Mudança de Categoria: Orientamos na mudança do MEI para outra categoria empresarial.

• Consultoria Contábil: Fazemos uma análise regular das suas finanças para manter tudo em ordem.

Mostre Seu Profissionalismo

• Apresentação Profissional: Use gráficos simples e exemplos práticos.

• Histórias de Sucesso: Conte sobre outros clientes que você ajudou.

• Clareza sobre Custos e Benefícios: Explique claramente os custos dos seus serviços e os benefícios que ela terá.

Ofereça uma Consulta Gratuita

• Proponha uma reunião inicial sem custos para discutir as necessidades dela e como você pode ajudar.

Use a Situação Atual como Um Alerta

• Explique que, como ela já está com quatro funcionários e oferecendo passeios de pedalinho, a situação é urgente e precisa ser regularizada rapidamente.

Exemplo de Apresentação

Título: A Importância da Contabilidade para Seu Restaurante Pesque-Pague

Introdução: "Olá [Nome da Cliente], sou [Seu Nome] da Contalic. Quero mostrar como nossos serviços podem ajudar seu restaurante a continuar crescendo sem problemas legais."

Obrigações Legais e Riscos: "O SEBRAE informou que, ao incluir passeios de pedalinho, você precisa mudar de categoria empresarial. Além disso, com quatro funcionários, você está fora das regras do MEI, que permite apenas um funcionário."

Benefícios da Contabilidade: "Com uma contabilidade adequada, você terá:

• Segurança Legal: Evitar multas e o fechamento do restaurante.

• Melhor Gestão Financeira: Controlar melhor o dinheiro que entra e sai.

• Economia de Impostos: Pagar menos impostos de forma legal."

Serviços Personalizados: "Nossa proposta inclui:

• Emissão de Notas Fiscais: Para todas as suas vendas e serviços.

• Regularização da Folha de Pagamento: Para os quatro funcionários.

• Mudança de Categoria Empresarial: Orientação completa.

• Consultoria Contábil e Fiscal: Análise regular para manter tudo em ordem."

Conclusão: "Gostaria de oferecer uma consulta gratuita para discutirmos como podemos ajudar. Entendemos a importância do seu negócio para a economia local e queremos garantir que ele continue crescendo sem problemas legais."

Resumo Simplificado para Convencê-la

1. Explique os Riscos: Diga que ela precisa sair do MEI e regularizar os funcionários para evitar multas e fechamento.

2. Mostre os Benefícios: Fale como a contabilidade vai ajudar a manter tudo em dia, controlar o dinheiro e economizar impostos.

3. Ofereça Soluções: Proponha serviços que resolvem exatamente o que ela precisa, como emissão de notas fiscais e regularização dos funcionários.

4. Seja Profissional e Claro: Use exemplos simples e claros, e ofereça uma consulta gratuita para discutir tudo isso pessoalmente.

Com essa abordagem, você tem mais chances de convencer a cliente da importância da contabilidade para o sucesso do restaurante dela.

TR
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro obrigada demais, agora entendi melhor❤️... Você explica de uma forma tão perfeita que ficou parecendo ChatGPT... Se foi ou não, já me uma luz enorme aqui.. vou criar meu plano de apresentação para minha cliente com base nisso

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Thais Rocha Fico feliz em poder ajudar! Se precisar de mais alguma informação ou esclarecimento, estou à disposição. Boa sorte na elaboração do seu plano de apresentação para sua cliente, e estou torcendo pelo sucesso da sua reunião!

TR
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro o restaurante dela funciona somente aos finais de semana, logo só conseguirei encontrar pessoalmente essa cliente nesses dias... Já mandei mensagem no WhatsApp pra ela durante esses 3 meses pra gente conversar e ela sempre arruma uma desculpa e fala que vai ver com esposo/irmão/papagaio e vai me avisar quando será preciso eu ir conversar com ela... Parece que foge da contabilidade. Como faço pra ela separar um tempo pra minha apresentação? Chego no restaurante de surpresa? Ligo no telefone dela?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Thais Rocha Neste caso, acredito que seja melhor dar um espaço. Em algum momento, ela pode ter uma notificação da Receita, e como já tem seu contato, ela vai te procurar. Não demonstre desespero por tê-la como cliente, senão é possível que, na hora de você cobrar pelos seus serviços, ela queira pagar pouco.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.