Contadora iniciante

IC
    🌱

Por favor, eu fui demitida há quase um ano, como não consigo emprego, ainda mais na minha área de formação por não ter experiência eu resolvi ativar meu CRC e iniciar com IRPF.

No meu caso, não tenho CEI na prefeitura, nem nada a mais que o CRC por enquanto. Ainda assim, sou obrigada a contribuir com INSS? Só o fato de ter apenas CRC ativo?

A contabilidade ainda não me trouxe nenhuma renda, e por isso não me preocupo com carne leão, caso venha a conseguir clientes que o rendimento ultrapasse a faixa isenta, devo pagar INSS e preencher o carnê leão? Ou só fazer o carnê leão? Se for pra pagar INSS qual o código da guia mais adequado?

Aguardo

Obrigada

1 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Islene

Somente o Fato de ter o CRC ativo não lhe obriga a contribuir para o INSS.

Quando você começar a Receber por seus serviços de autônomos, vai se enquadrar como contribuição obrigatório e nesse caso precisa recolher o INSS.

O carnê Leão precisa ser preenchido se esse rendimentos passarem da faixa de isenção.

Se a Prestação for apenas para PF, tem a opção de recolher o INSS sobre o plano Simplificado.

Mas se prestar serviços para PF e também PJ, o recolhimento precisa ser pelo Plano Tradicional, na alíquota de 20% sobre a base de cálculo escolhida pelo contribuinte, desde que não ultrapasse o limite da tabela do INSS.

Código DARF Plano Tradicional - 1007

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.