DITR - CALCULO DO VALOR DA TERRA NUA

RS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, tenho um imóvel constituído apenas de área de açude, e este imóvel se encontra registrado em uma matrícula apenas da presente área. Consequentemente tenho um registro na receita federal (ITR), apenas de fração de açude, considerada uma benfeitoria destinada a atividade rural. Desta forma, a areá total do imóvel vou preencher no item 10. Área ocupada com benfeitorias e no cálculo do Valor da terra nua vou preencher no item 02. Valor das Benfeitorias, o valor do investimento para fazer o açude (Exemplo que seja R$ 100.000,00). Minha dúvida, qual será o valor total do imóvel? R$100.000,00? Qual será o valor da terra nua deste imóvel, considerando que a área total do imóvel é constituida por uma benfeitoria ?

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Rafael

O VTN corresponde ao valor do solo sem qualquer benfeitoria, culturas ou pastagens, ou seja, apenas a terra em estado natural. No seu caso, como o imóvel é integralmente constituído pelo açude (benfeitoria), o VTN tende a ser considerado zero ou próximo de zero, já que não há área de solo agricultável sem benfeitorias para atribuir valor.

O investimento realizado para a construção do açude não integra o VTN, mas deve ser informado como valor de benfeitoria .

No IRPF, o valor total do imóvel será equivalente ao custo da benfeitoria, ou seja, R$ 100.000,00 no exemplo dado.

No ITR, é lançado da seguinte forma:

• Item 02 – Valor das Benfeitorias = R$ 100.000,00.

• Item 10 – Área ocupada com benfeitorias = toda a área da matrícula, já que é integralmente açude.

• Valor da Terra Nua (item 11) = zero

Sempre deixar claro na discriminação que se trata de imóvel rural constituído apenas de açude (benfeitoria).

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.