Dúvida

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Olá contadores!! Como eu verifico se o possível cliente MEI recebe auxílios previdenciários?
    E como faço a regularização de CPF?

3 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Pamella, bom dia.
    Para direito ao benefícios previdenciários, o MEI precisa está com suas contribuições sem pendencias e regulares. Alguns benefícios requer 10 meses de contribuições subsequentes, outros 24 meses. Precisa verificar qual auxilio ele precisa, e qual a carência necessária, após isso, verifique no Extrato do CNIS no site MEUINSS se as contribuições está corretas.
    Quanto a regularização do CPF, precisa verificar a situação cadastral para saber qual a pendência. Para esse caso, verifique via portal eCAC, entre com a senha gov da cliente e veja o extrato no menu situação fiscal.
    Espero ter ajudado

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Para saber se existe algum benefício do INSS no seu CPF basta acessar o site Meu INSS, entrar na sua conta gov.br e digitar na aba de pesquisa “Meus Benefícios”. Clique na opção que aparece para ver seus benefícios.

REGULARIZAÇÃO DE CPF

precisa entrar no site do E-Cac, pelo gov.br, e tirar um relatório para verificar o que está sendo cobrado para regularização.
    No e-cac > Certidões e Situação Fiscal > Consulta pendencias - Situação Fiscal.

No momento da consulta, algumas situações cadastrais diferentes podem surgir:

1- Regular: nenhuma pendência no CPF;

2- Pendente de regularização: o contribuinte deixou de enviar alguma declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 5 anos;

3- Suspenso: o cadastro do contribuinte está incorreto;

4- Cancelado: acontece em casos de multiplicidade de cadastro, por conta de decisão administrativa ou judicial e, em alguns raros casos, por perda/roubo;

5- CPF de pessoa falecida: como o nome sugere, era o CPF de alguma pessoa que veio a óbito e que a Receita já tem o conhecimento.

Se durante a consulta da situação do CPF constar o status de “Pendente de regularização", isso quer dizer que aquele cidadão deixou de fazer  alguma entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e está com documentação pendente com a RFB.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.