ECD ECF

WM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, pessoal!

Recebi uma solicitação de um cliente que deseja contratar meus serviços. Ele possui uma holding familiar tributada pelo lucro presumido, que recebe aluguel de um imóvel rural. Atualmente, ele não utiliza nenhum sistema contábil e realiza todas as declarações acessórias por conta própria. Ele me procurou para elaborar a ECD e a ECF, mas precisaria fazer tudo manualmente.

Tenho algumas dúvidas:

1. É possível fazer a ECD e a ECF manualmente? Existe a opção de imputar os valores manualmente no sistema da Receita?

2. Quanto devo cobrar por esse serviço?

Agradeço desde já pela ajuda!

2 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Wesley, bom dia.
    É possível elaborar tanto a ECD quanto a ECF de forma manual, o processo exige organização rigorosa das informações contábeis e fiscais, que devem ser inseridas no sistema da Receita Federal, conforme o layout do SPED Contábil e Fiscal. A ausência de um sistema contábil aumenta a complexidade e demanda maior cuidado para evitar erros. O preenchimento pode ser feito diretamente no sistema da Receita Federal, mas, em casos como esse, a apuração e a organização manual das demonstrações financeiras tornam o trabalho mais demorado.
    Quanto à precificação dos serviços, é importante considerar o tempo e o esforço necessários, além da complexidade envolvida. O valor pode ser baseado na quantidade de horas de trabalho e em uma taxa horária compatível com o mercado e com a expertise do profissional. Por exemplo, um serviço que demande 40 horas de trabalho, com uma taxa horária de R$ 100,00, poderia custar R$ 4.000,00. Esse valor, no entanto, deve ser ajustado conforme as condições específicas do mercado da sua região.
    Espero ter ajudado

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Eu te aconselharia pegar todos os dados dele e lançar em um sistema... Vê se ele tem controles em Excell e importa para o sistema, tenta parceria com alguém caso vc não tenha o seu sistema... A ECD e a edf tem confrontos bem trabalhosos de arrumar e alguns dependendo da pendência pode ser necessário a substituição da ECD.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.