Escritório contábil

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal!

Eu estava atuando como Contador Autônomo. A partir de 01/08/2024, atuarei como CNPJ.

Então, acabou surgindo dúvidas:

1 - Como eu sou sócio proprietário do escritório, no contrato de prestação de serviços contábeis será um contrato de escritório com o próprio escritório? Ou seja, o contratante e o contratado serão os mesmos?
    Rsrsrs

2 - No DBE, ao informar os dados da empresa contábil, será o escritório como responsável contábil do próprio escritório? Ou seja uma empresa será responsável contábil por ela mesma?

3 - Quanto ao faturamento, sendo ele prestador de serviços, emitirá uma NFSe contra ele mesmo? Ele é prestador e tomador de serviços ao mesmo tempo. Rsrsrs.

Agora deu um “nó” na minha cabeça. kkkkk

Alguém pode esclarecer estes pontos para mim, por favor?

Desde já agradeço pela atenção.

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá José, bom dia. Se você será o responsável pelo CNPJ, o seu contrato com a empresa será o contrato social, nada além disso. Voce terá que emitir um contrato de prestação de serviços contábeis para os seus clientes, no qual voce será o representante pelo CNPJ.

Não deve ser emitido NFSE de um contador que faz parte do quadro societário, isso é substituído pelo pró-labore.

Espero ter ajudado.

JS
    🌱
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA , muito obrigado pela informação.

E quanto ao DBE, na parte de informar a empresa de contabilidade responsável, como fica?

E quanto aos contratos que tenho com meus clientes, onde o prestador de serviços sou eu PF, devo alterar para que o prestador de serviços seja o escritório PJ?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.