Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. Escritório Contábil - Pró Labore

Escritório Contábil - Pró Labore

EM
    🌱
    Elisabete Matos
    🌱 Iniciante0 pts

Sou CLT ainda e abri meu escritório contábil, não coloquei nada no contrato social da minha empresa sobre o pró labore, sou emprésaria unipessoal ltda. As dúvidas são as seguintes:
    1. Eu tinha que ter colocado no contrato social sobre a retirada mensal de Pró labore?

1. Como eu já tinha um cliente de BPO Financeiro antes de tirar meu CRC e mudar para escritório contábil, eu emito agora a nota como prestação de serviços administrativos e transfiro o valor para a minha conta assim que caí na conta da minha empresa, R$ 1.200,00 e atendo 2 MEIS que dá R$ 300,00 por mês para emissão de nota fiscal.
      Nesse caso, tenho que tirar como pró labore e se passar de um salário conforme eu for pegando mais clientes tiro como lucro?

Desde já agradeço a ajuda!!!

2 respostas47 visualizações17/11/24, 03:09

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    Edilene Ribeiro
    🌱 Iniciante6 pts

Olá Elisabete, boa tarde.
    Não é obrigatório especificar a retirada de pró-labore no contrato social da sua empresa. No entanto, é uma prática recomendada, pois ajuda a formalizar a remuneração dos sócios administradores e a garantir a conformidade com as obrigações fiscais e previdenciárias. A legislação brasileira permite que sócios, administradores e diretores de empresas recebam pró-labore, e essa remuneração deve ser proporcional ao trabalho realizado na empresa

Como você já está emitindo notas fiscais pelos serviços prestados e transferindo os valores para sua conta pessoal, é importante considerar a retirada de pró-labore para evitar problemas fiscais. O pró-labore é a remuneração pelo trabalho realizado na empresa e deve ser declarado e recolhido o INSS sobre ele. A retirada de pró-labore é obrigatória para sócios que trabalham na empresa, conforme o Art. 12 da Lei nº 8.212/91.

Pró-Labore: Deve ser retirado mensalmente e sobre ele incidem contribuições previdenciárias (INSS). O valor mínimo do pró-labore não pode ser inferior ao salário mínimo vigente.

Distribuição de Lucros: Pode ser feita após o fechamento do balanço e não está sujeita à incidência de INSS, desde que a empresa esteja em conformidade com as obrigações fiscais e contábeis.

Portanto, você deve retirar um pró-labore mensalmente, e conforme a empresa for crescendo e obtendo mais clientes, você pode retirar o excedente como distribuição de lucros, desde que todas as obrigações fiscais estejam em dia.
    Espero ter ajudado

17/11/24, 18:06
    EM
    🌱
    Elisabete Matos
    🌱 Iniciante0 pts

Muito obrigada!!! 🥰😘

17/11/24, 21:45

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Captação eficiente de ClienteCrescimento de Clientes.Dicas de marketing para quem está iniciando na contabilidadeProcessos estruturadosComo devo fazer a captação de clientes que são condomínios? Existe demanda? É uma alternativa de serviço com grande concorrência?

Tópicos Mais Vistos

O que acontece ao clicar em "Rejeição" em uma NFSe no Portal Nacional?REFORMA TRIBUTÁRIA - ESTUDANTES: COMO SE ATUALIZAR?Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    Empreendedorismo, Marketing e Gestão Contábil
    Curso recomendado · Marketing e Empreendedorismo

CONHEÇA O MBA EM MARKETING, EMPREENDEDORISMO E GESTÃO CONTÁBIL

• Reconhecida pelo MEC
    • Conclusão em 6 meses
    • Sem necessidade de TCC
    • Aulas ao vivo
    • Grupo de alunos
    TOQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Empreendedorismo, Marketing e Gestão Contábil · MBA

InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance