FORMALIZAÇÃO ESCRITÓRIO CONTÁBIL

TS
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, bom dia! 😊

Gostaria da opinião de vocês sobre minha situação para entender se estou tomando a decisão correta ou me precipitando.

Sou contadora, iniciei meus atendimentos e posicionamento no Instagram há um pouco mais de um ano, conciliava com CLT, mas decidi sair e focar somente no meu negócio. E hoje meu faturamento recorrente gira em torno de R$ 2.000 a R$ 2.400, com previsão de crescimento com novos clientes, além de alguns serviços esporádicos.

Trabalho home office, decidi não usar meu endereço residencial, já assinei contrato de endereço fiscal e estou estruturando meu escritório. Tenho como capital inicial R$ 2.000 em dinheiro e alguns bens que pretendo integralizar como imobilizado (uma cadeira e uma tela que comprei para iniciar o escritório). Divido o sistema contábil com um amigo, já tenho e-CPF também.

Minha dúvida é:

Considerando esse faturamento atual, vocês acham vantajoso abrir o CNPJ agora?
    Ou seria mais prudente aguardar aumentar o faturamento antes de formalizar?

Também gostaria de saber:

1. Com esse faturamento, faz sentido já estruturar pró-labore para separar dinheiro pessoal e dinheiro da empresa?

2. Qual anexo se enquadra a atividade de contabilidade?

3. Posso integralizar no capital social, além do dinheiro, esses bens (cadeira e monitor)? Como vocês costumam fazer essa formalização?

Minha intenção é crescer de forma estruturada, mas sem comprometer o caixa nesse início.

Agradeço muito a opinião de vocês.

3 respostas17 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Tainá! Tudo bem?

Primeiro, parabéns pela coragem de sair da CLT e estruturar seu próprio negócio. Essa fase exige muita maturidade e planejamento mesmo.

Vou te dar minha opinião de forma bem transparente: essa decisão deve ser muito estratégica e idealmente deveria ser tomada com base em um planejamento tributário. Uma vez, que cada realidade é única.

Mas, olhando apenas para o faturamento atual, particularmente, não vejo tanta vantagem em abrir o CNPJ agora. Com esse nível de receita, os custos fixos da PJ podem pesar no seu caixa neste início.

Lembrando que, ao abrir o CNPJ, além da anuidade do CRC como pessoa física, você também passa a ter a anuidade como pessoa jurídica, o que aumenta seus custos fixos logo no começo, e nessa fase, preservar caixa é essencial.

Eu começaria a avaliar a abertura do CNPJ quando estivesse mais próxima de um faturamento recorrente na faixa de R$ 5 mil ou mais, porque aí a estrutura começa a fazer mais sentido financeiramente.

Lembrando que ainda sem CNPJ, você precisa se cadastrar na prefeitura para recolher o ISS, além de recolher o INSS. O IRRF com esse faturamento não terá, porque não ultrapassa R$5k. Além da obrigação de fazer o RPA para seus clientes PJ (para recolher o INSS).

Sobre suas outras dúvidas:
    1- Mesmo sem CNPJ, já faz total sentido separar o dinheiro da atividade do seu dinheiro pessoal.
    2- A atividade de contabilidade, no Simples Nacional, se enquadra no Anexo III.
    3- Sim, você pode integralizar bens como cadeira e monitor no capital social. Basta descrevê-los no contrato social com valor atribuído. É uma prática comum no início.

Espero ter ajudado!

TS
    🌱
    🌱 0 pts

Muito obrigada pelo esclarecimento e sua opinião será de muita relevância pra mim!

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Fiz algo parecido rsrsrs

Mas resolvi abrir o CNPJ desde início.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.