⚠️ ISS❓

AC
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá, no que diz respeito ao ISS, há uma legislação específica municipal. A dúvida é: Todos os meses estou quitando as guias do ISSQN emitidas pela prefeitura, ocorre que no momento em que faço a emissão de uma nota de prestação de serviços terá mais 2% sobre o valor do serviço. Entendo que está sendo cobrado em duplicidade, uma na guia mensal do ISSQN e mais 2% sobre o serviço. Uma dentista pagava o boleto mensal do ISSQN e tbm 2% na nota de prestação de serviços. O que vcs me dizem, pode ser cobrado duas vezes?🤷‍♂️

4 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

KK
    🌱
    🌱 0 pts
    Bom dia  , você precisa verificar dentro da sua prefeitura o valor do ISS para o cnae, porém.
    Agora sobre os pagamentos da sua cliente? Por que essa paga issqn mensal? É autônoma? Ou empresa?

Empresa paga ISS apenas na emissão da nota, se for simples nacional o ISS já estará embutido na DAS, se for lucro presumido ou Real o recolhimento é feito diretamente na prefeitura!

O que eu já vi acontecer é os profissionais atuarem como autônoma e empresa!
    AC
    🌱
    🌱 0 pts
      Foi minha cliente quando atuava como autônoma, como o faturamento dela cresceu muito, precisou passar para uma contabilidade. Hj é lucro presumido. Mas sim, quando ela era autônoma, se emitisse nota fiscal, automaticamente havia incidência em ISS, além do que ela pagava em boleto fixo para a prefeitura, em torno de R$ 114 mensais. Sendo assim, para evitar a duplicidade, já no início solicitei para que ela emitisse recibo manual (o que é legal) para evitar a duplicidade, visto que eu tbm lançava o carnê leão.

Enfim, há alguma distinção entre ISSQN (ISS fixo) e ISS cobrado na nota avulsa emitida?

Veja o exemplo abaixo como se dava o ISSQN "FIXO":image.png
    KK
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá, bom dia Anderson.
    Acredito que a sua indicação para emissão de recibo tenha sido a mais correta, visto que como autônoma não era obrigado a emissão de nota, no meu entendimento ela estava de fato pagando ISS em duplicidade!

Ela continua atuando como autônoma ou segue apenas como empresa?
    AC
    🌱
    🌱 0 pts
     Hj ela já constituiu uma empresa, lucro presumido. Grato!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.