Nota fiscal - Curso Online

MA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal! Um professor de Yoga que dá cursos on-line está querendo abrir uma ME comigo. Vocês tem noção de qual CNAE poderia usar nesse caso?

Esse cliente vende cursos na internet, mas alguns pagam mensal e outros são pacotes. No caso desses mensais, ele precisa emitir NF todo mês para eles? Se sim, vocês indicam algum sistema que ajude nessa emissão de NF (parece que será bastante NF)?

4 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 4 pts
    Olá Matheus

O CNAE 9313100 - Atividade de condicionamento Físico, se encaixa bem ao serviço que será prestado, no site do IBGE você irá encontrar que dentro desse CNAE tem a atividade de Yoga.

Em relação às Notas Fiscais, será preciso emitir para cada operação, ou seja, todo mês será emitida para pacotes Mensais.

Por ser Serviço, a Nota será emitida pelo sistema de emissão da Prefeitura de cadastro da empresa. Existe sim sistemas que podem otimizar esse processo, mas particularmente não conheço.

Espero ter ajudado.
    MA
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá, Mariane!

Só que fiquei meio confuso com uma coisa: ele vende cursos em pacotes e aulas mensais pela internet. Nesse caso será um serviço mesmo? Estava pensando que fosse comércio 
    MF
    🌱
    🌱 4 pts

Pense assim:

Se esse curso vendido fosse presencial ele estaria prestando um serviço, certo? Logo as vídeos aulas vendidas no Pacote é considerado também serviço.

Caso seja eBook - PDF pode se caracterizar como produto, pois nos remete a Livros.

MA
    🌱
    🌱 0 pts
    Mariane, só mais uma coisa: 
    coloquei na viabilidade esse CNAE que fala da atividade física, mas não chega a mencionar o conteúdo online. Será que terei problemas se usar para vender o curso online? Não é preciso colocar CNAE específico de curso online (como o 8599-6/04, mas esse CNAE é para algo mais profissional)? 
    Vale ressaltar que coloquei os CNAES 8599699, 9313100, 8592999 e selecionei que as atividades serão pela internet, mas fiquei em dúvida se precisa ter algum CNAE específico apenas para venda de curso online. 

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.