NOVOS CLIENTES

WS
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados,

Estou fazendo o curso de “Como atender novos clientes”, na parte do fiscal falou um apanhado geral de todos os regimes do que precisamos analisar ao receber um novo cliente.

Atualmente estou atendendo somente prestadores de serviços do simples nacional, nesse caso, o que tenho que me atentar ao receber um novo cliente?

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá William, boa noite.
    Ao receber um novo cliente prestador de serviços do Simples Nacional, é essencial considerar diversos aspectos para assegurar o cumprimento adequado das obrigações fiscais e tributárias. Primeiramente, é necessário verificar o enquadramento correto da atividade do cliente no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), garantindo que a atividade esteja devidamente classificada. Além disso, é importante confirmar que o faturamento anual do cliente não ultrapassa o limite de R$ 4,8 milhões, que é o teto para empresas no Simples Nacional.

Outro ponto crucial é identificar em qual anexo do Simples Nacional a atividade do cliente se enquadra, uma vez que prestadores de serviços geralmente se enquadram nos Anexos III, IV ou V, dependendo da natureza do serviço. As alíquotas variam conforme a receita bruta acumulada nos últimos 12 meses, sendo fundamental calcular corretamente a alíquota aplicável para evitar problemas com a Receita Federal.

Em relação às obrigações acessórias, é necessário garantir que o cliente esteja ciente da necessidade de pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) mensalmente, que inclui todos os tributos devidos. Além disso, para MEIs, é imprescindível enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) até o final de maio de cada ano.

A emissão correta de notas fiscais de serviços é outro aspecto essencial, pois é fundamental para a comprovação de receitas e para evitar problemas fiscais. Incentivar o cliente a manter um controle financeiro rigoroso, com registros detalhados de todas as receitas e despesas, facilita a apuração dos tributos e a gestão do negócio.

Também é importante explicar ao cliente sobre a contribuição ao INSS, que está incluída no DAS, para garantir acesso a benefícios previdenciários. Por fim, manter-se atualizado sobre as mudanças na legislação do Simples Nacional e informar os clientes sobre qualquer alteração que possa impactar suas atividades é crucial para um atendimento eficiente e correto.

Seguindo essas orientações, você estará bem preparado para atender novos clientes prestadores de serviços do Simples Nacional, assegurando que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas de forma eficiente e correta.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.