Orientação pro labore

CM
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, poderiam me orientar…

Sou recém formado e tirei o crc. Estou agora com meu primeiro cliente, uma empresa Optante - ME.

Pra fazer a contabilidade dela eu preciso abrir uma empresa também? Ou da pra assinar apenas como contador. Existe alguma legislação sobre contador ser desobrigado a emitir nota?

Outra dúvida, meu cliente presta serviço. E não tem muitos custos só ultrapassou o limite do MEI. Mas como não tem funcionários vou sugerir que ele retire pro labore. Até para que possa declarar o lucro na PF e IR.

Mas como todo cliente quer pagar o menos de imposto possível. Vcs tem alguma sugestão?

7 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Caio

Você pode atuar como Contador Autônomo, assinando balanços e DREs com seu CRC ativo.

Não existe lei que desobrigue o contador de emitir nota, mas se receber de pessoa física, pode ser feito por RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo).

E é correto sugerir e orientar ao seu cliente a tirar Pro labore, pois a retirada é obrigatório para sócio que trabalha na empresa. Sem o pro labore não é permitido distribuir lucros.

Espero ter ajudado.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Caio Gomes Da Silva Mello Como você está prestando serviços a PJ, ela precisa de uma comprovação para o pagamento dessa despesas. A mensalidade é a mesma coisa, mas é indicado emitir uma Nota Fiscal para a empresa.

TP
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Boa tarde. Sobre a sua resposta me gerou uma dúvida sobre ter prolabore para distribuir lucro, poderia explicar melhor por favor.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Thalita Pugliese A Receita Federal entende que o sócio deve ser remunerado pelo trabalho (via pró-labore) antes de poder retirar lucros isentos.

Se você não paga pró-labore, a fiscalização pode entender que os “lucros” distribuídos são, na verdade, salário disfarçado.

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura boa noite. E no caso do MEI, que ão é obrigado a tirar Pro-Labore, pode ser distribuido lucro? Tenho cliente como MEIe tenho feito a contabilidade regular para a distribuição do lucro isento e não tem retirada de Pro-Labore. Esta correto? Obrigado.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Mauricio Jacome Borges Saes Sim. No caso do MEI é feito de duas maneiras:

1. Sem Contabilidade - A distribuição dos lucros é feito pela presunção (8% para Comércio e 32% para serviço) e diferença será tributada, ou seja, salário.

2. Com contabilidade - Todo lucro é Isento de IR, sendo todo distribuido sem precisar do Pro labore.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei/3219086-rendimento-isentos-e-tributaveis

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.