Olá Wesley, bom dia.
Sim, você está correto em sua linha de raciocínio. No entanto é importante lembrar que cada situação é única e pode haver outros custos dependendo das circunstâncias específicas do seu negócio.
Espero ter ajudado
Boa noite pessoal! Tudo bem?
Estou querendo iniciar atendendo alguns clientes como autônomo, porém me surgiu uma dúvida a respeito dos custos de ser autônomo.
Primeiramente para ser contador autônomo preciso do CRC e de um e-CPF, correto?
A respeito da tributação, considerando que eu vá prestar serviço para PJ. Terei que emitir nfs-e (o que gerará o ISS a pagar), além de que quando a empresa for me pagar, ela terá que descontar 11% dos meus honorários a título de INSS, correto?
Além disso, terei que fazer o recolhimento do INSS mensal que é 20% do salário mínimo vigente (menos a dedução de 45%, devido a retenção de 11% por parte da empresa), correto?
Além disso, tem o IRPF (carne leão) e mensalidade do software contábil.
Minha dúvida é, estou levando em conta todos os custos? Esqueci de alguma coisa?
E a respeito do INSS, mesmo se meu honorário for menor que o salário mínimo, tenho que recolher 20% sobre o salário mínimo vigente?
Olá Wesley, bom dia.
Sim, você está correto em sua linha de raciocínio. No entanto é importante lembrar que cada situação é única e pode haver outros custos dependendo das circunstâncias específicas do seu negócio.
Espero ter ajudado
Professora, sobre essa questão de honorários pagos por PJ a profissional liberal tenho a dúvida a seguir:
Ex: R$100,00 de honorários - Salário mínimo vigente R$1.412,00
a empresa deve fazer a retenção de INSS de R$11 ou R$155,32?
o profissional liberal deve pagar o INSS de R$20 ou R$282,40?
Agradeço o auxílio antecipadamente.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.