(sem título)

WM
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite pessoal! Tudo bem?

Estou querendo iniciar atendendo alguns clientes como autônomo, porém me surgiu uma dúvida a respeito dos custos de ser autônomo.

Primeiramente para ser contador autônomo preciso do CRC e de um e-CPF, correto?

A respeito da tributação, considerando que eu vá prestar serviço para PJ. Terei que emitir nfs-e (o que gerará o ISS a pagar), além de que quando a empresa for me pagar, ela terá que descontar 11% dos meus honorários a título de INSS, correto?

Além disso, terei que fazer o recolhimento do INSS mensal que é 20% do salário mínimo vigente (menos a dedução de 45%, devido a retenção de 11% por parte da empresa), correto?

Além disso, tem o IRPF (carne leão) e mensalidade do software contábil.

Minha dúvida é, estou levando em conta todos os custos? Esqueci de alguma coisa?

E a respeito do INSS, mesmo se meu honorário for menor que o salário mínimo, tenho que recolher 20% sobre o salário mínimo vigente?

2 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Wesley, bom dia.

Sim, você está correto em sua linha de raciocínio. No entanto é importante lembrar que cada situação é única e pode haver outros custos dependendo das circunstâncias específicas do seu negócio.
    Espero ter ajudado

FN
    🌱
    🌱 0 pts

Professora, sobre essa questão de honorários pagos por PJ a profissional liberal tenho a dúvida a seguir:

Ex: R$100,00 de honorários - Salário mínimo vigente R$1.412,00

a empresa deve fazer a retenção de INSS de R$11 ou R$155,32?

o profissional liberal deve pagar o INSS de R$20 ou R$282,40?

Agradeço o auxílio antecipadamente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.