Prestação de Serviços Contábeis x Sociedade em Empresa

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde a todos.

Minha dúvida é a seguinte.

Sou sócia administradora em duas Microempresas, e estou dando início a prestação de serviços como contadora.

Pelo que entendo, não há necessidade de eu abrir um CNPJ, certo? Se eu estiver equivocada me corrijam por gentileza.

Ainda gostaria de saber também se há algum cuidado que eu preciso ter, com a relação entre, eu enquanto sócia de empresas X eu enquanto contadora.

Desde já, grata.

3 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Priscila, boa tarde.

Nesse primeiro momento, se forem somente esses clientes, não tem necessidade de abrir CNPJ, devido aos custos que são recorrentes.
    Quanto ao fato de voce ser sócia das empresas e ser contadora das mesmas, não tem problema, é perfeitamente normal.

Espero ter ajudado.

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA na realidade, estou começando a prestar alguns serviços fora das empresas em que sou sócia.

Serviços de assessoria a MEI, legalização de impostos, transição de MEI para ME, coisas mais básicas.

Mas gostaria de saber a partir de qual momento abrir um CNPJ se torna, de fato, obrigatório. Por exemplo, se eu fechar com um cliente uma prestação de serviços mensal. Necessitaria de contrato, e consequentemente, de um CNPJ?

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá @Priscila De Brito Possole, bom dia. Em nenhum momento é obrigatório o uso de CNPJ, voce pode trabalhar sempre com o seu CPF de maneira autônoma, desde que cumpra as obrigações (registro na prefeitura, contribuição ao INSS, preenchimento do carnê leão, recibos aos clientes, etc).
    Até mesmo para contratação de sistemas, pode ser utilizado seu CPF.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.