Profissional Autônomo/Liberal

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Sou contadora, estou iniciando na área e iniciando meus estudos sobre atuação como profissional autônomo e o uso do Carnê-Leão, mas ainda tenho algumas dúvidas.

Tenho uma cliente enfermeira, pós-graduada em estética, que deseja começar a trabalhar por conta própria sem abrir empresa neste primeiro momento. Eu expliquei para ela que existem atividades que podem ser exercidas como autônomo/liberal, citando meu exemplo: estou cadastrada na prefeitura como profissional liberal, pago ISS fixo anual e CRC, mesmo ainda sendo CLT, para ficar regular perante minha atividade.

A dúvida é:

• Ela pode alugar uma sala comercial e atuar como autônoma, sem CNPJ, realizando procedimentos como preenchimento com ácido hialurônico, limpeza de pele, drenagem, aplicação de enzimas etc.?

• A legislação e as normas do Conselho de Enfermagem permitem que enfermeiros façam esses procedimentos na condição de autônomos?

• Existe alguma restrição específica para a profissão de enfermagem nesse contexto?

• Quais são as obrigações e cuidados que devo ter?

Gostaria de confirmar esses pontos, pois nas aulas que assisti não ficou claro se o enfermeiro pode atuar dessa forma.

Se precisa/tem de alguma burocracia igual a abertura de clínica.

3 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thamires, tudo bem?

Sim, ela pode atuar como autônoma (sem CNPJ) e tributar pelo Carnê-Leão, alugando uma sala e atendendo pacientes.

Porém, na área da saúde a questão principal não é tributária, e sim regulatória:

Os procedimentos só podem ser realizados se forem permitidos pelo COREN e pela Vigilância Sanitária. Normalmente será necessário:

• especialização registrada no conselho

• alvará sanitário

• cadastro municipal como profissional liberal

• controle de resíduos/esterilização

• responsável técnico pelo local

Ou seja, não precisa abrir empresa, mas o local será tratado como estabelecimento de saúde.

O maior cuidado é confirmar no COREN quais procedimentos o enfermeiro pode executar, para evitar exercício irregular da profissão.

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira entendi a parte de operar como PF e as burocracias.

Agora minha dúvida é se ela mesmo pode ser a própria responsável técnica, visto que já possui o Coren de enfermeira e é pós graduada.

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Thamires Pode sim. Já é profissional habilitada.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.