Registrando agora o CRC

JM
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, sou formado e aprovado no CRC há 10 anos, mas nunca trabalhei na área contábil, agora, alguns amigos me incentivaram a ser contador deles, autônomos e ME simples nacional. Além de pedir o registro do CRC o que preciso de início? (um programa contábil, abrir CNPJ pra mim?) Desde já, agradeço.

3 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Parabéns por escolher a profissão contábil.

Você poderá atuar como PJ e PF, o que você tem que entender nesse primeiro momento é identificar em qual fase você está e se encaixa, para saber qual regime poderá atuar que seja menos oneroso nesse início.

Se for abrir um CNPJ você precisa pagar a anuidade do escritório também, além da anuidade de contador.

Pode começar como autônomo, mas no longo prazo conforme você vai crescendo não vai valer muito a pena.

Além da maior carga tributária se ultrapassar o limite de isenção do IRPF, ainda vai ter que pagar o ISS como autônomo para a prefeitura, que pode ser fixo ou sobre faturamento.

No meu municipio, o ISS fixo para autônomos é mais de R$ 1.100,00 por ano.

Mas de início pode ser interessante, eu também comecei atuando como autônoma, e só depois de um tempo, abri um CNPJ.

Inicie como autônomo, mas já se planeje para crescer!

Se for atuar como autonomo vai precisar de um certificado digital, cadastro CEI, Cadastro de autônomo na prefeitura, fazer o carnê leão para fins de organização financeiro e contribuir com o INSS. E daí os clientes que vc atender como PJ vc vai precisar ter contrato de prestação de serviços e emitir Rpa mensal tem aulas excelentes na escola contábil que vai te ajudar muito em relação atuar como profissional autônomo.

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Em relação ao sistema contábil temos alguns de baixo custo como
    o Calima (com versão gratuita) só que a versão gratuita não te dá a opção de entregar as obrigações assessórias só na versão paga, tem o alterdata com versão gratuita para atender até 3 CNPJ, A MAKROSYSTEM que é um sistema contábil web e te permite atender 3 CNPJ e entrega todas as obrigações na versão gratuita e tem o ONEFLOW que é bem conta você paga por empresa, mensalidade mínima R$150,00.

É importante você analisar cada um e verificar qual se encaixa na sua realidade no seu perfil.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.