Registro Contábil da Empresa no CRC

NS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Como EI não há necessidade de pagar anuidade do CRC para o CNPJ, somente para a PF? Hoje tenho uma EI, mas vi nas aulas que precisa ser uma SLU, e estava me programando para alterar meu CNPJ, mas se não tiver objeção e ainda esse benefício do registro no CRC apenas do CPF, vou manter por mais um tempo até estabelecer o escritório.

Posso incluir em meu CNAE atividade administrativa além da contábil?

E em qual anexo do Simples Nacional devo tributar as atividades de contabilidade?

Muito obrigada!

4 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MT
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa tarde! Não sei de qual estado você é, mas no PR eu tinha uma EI e precisei pagar o CRC de PF e PJ, eles identificaram pelo CNAE que eu tinha aberto uma empresa de serviços contábeis e me mandaram uma intimação.

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Natalia, tudo bem?

De forma geral, a anuidade no CRC como se tem uma empresa EI é paga apenas pelo contador (PF). Porém, alguns conselhos regionais acabam cobrando também do CNPJ quando identificam CNAE de serviços contábeis, como a Mayara comentou. Então, o ideal é confirmar no CRC do seu estado se será cobrado ou não.

Sobre o CNAE, você pode incluir outras atividades, mas é importante avaliar se isso não gera fiscalização de outro conselho (como o CRA, no caso de atividades administrativas).

E quanto ao Simples Nacional, a atividade de contabilidade é tributada no Anexo III.

Espero ter ajudado!

NS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes muito obrigada pelo pronto atendimento, nesse caso, se tiver a cobrança, então melhor mesmo mudar para SLU. Vou consultar no CRC SP.
    Obrigada!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.