Retificação IR

LG
    🌱
    🌱 0 pts

Oi, pessoal! Tudo bem?
    Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês. Um cliente me procurou para retificar a declaração de IR de 2024 porque quem declarou para ele informou uma renda muito baixa. A dúvida é: seria mais recomendado fazer a retificação agora ou esperar para ajustar os valores na declaração de 2025? O que vocês aconselham nesse caso?

Desde já, agradeço! 😊

4 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

DP
    🌱
    🌱 42 pts

A renda que deve ser informado é a que de fato ele recebeu. Se for CLT vai informar o que está no Informe de rendimentos, se ele trabalha como autônomo a depender do valor teria que recolher todos os meses através do carnê-leão.

Tem que se tomar muito cuidado com alguns tipos de solicitações dos clientes. Se certifique que ele assine um termo de consentimento das informações que ele está te passando, para não alegar que você colocou o que quis.

LG
    🌱
    🌱 0 pts

Nesse caso como posso esta orientando a ele? Pois ele e autônomo e não faz o carnê-leão, poderia me ajudar?

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Luna Rafaelly Da Costa Gomes Nesse caso, oriente-o de que a forma correta de declarar seus rendimentos é por meio do Carnê-Leão. Se a renda estiver dentro da faixa de tributação, o Imposto de Renda deve ser recolhido na competência correspondente, e não apenas no envio da Declaração de Ajuste Anual.

Caso ele não queira pagar o Carnê-Leão retroativamente com juros e multas, é possível informar os rendimentos apenas na declaração anual, mas alerte-o sobre os riscos envolvidos. Além disso, como mencionado pelo colega, é essencial que ele assine um termo de responsabilidade, pois, caso receba notificações da Receita Federal, pode tentar responsabilizá-lo pela situação.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.