Sistema contábil e Inss

Nilber Pereira De Barros Filho
    🌱
    🌱 0 pts

Estou dando meus primeiros passos para começar a atender meus primeiros clientes e depois de fazer muitos cursos sugeridos aqui pela comunidade (realmente me agregaram muito) estou com dúvida quanto aos sistemas contábeis. Tenho procurado sistemas em nuvem, na opinião de vocês que já tem experiência, vale a pena pegar um gratuito como já vi o da makro ou é melhor já pegar um pago? Quais são os que tem melhor custo benefícios para quem está começando e vai atender Mei e simples nacional a principio no ramo de serviços? (Já vi da oneflow, makro, calima, domínimo, fortes).

Vou atender como autônomo, já fiz meu ccm e etc. Pelo que vi sou obrigado a recolher INSS sobre meus serviços prestados, esse recolhimento vou fazer a cada serviço via GPS ou faço a apuração mensal?

Obrigado.

2 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Nilber, tudo bem?

Quanto ao sistema, isso é muito relativo, pois o que funciona bem para uma pessoa pode não ser ideal para outra. O ideal é solicitar uma apresentação do sistema ou pesquisar no YouTube para ver qual atende melhor às suas necessidades.

Entre as versões gratuitas, o Makro é o mais completo (a versão dele no gratuita é a mesma coisa do pago, só muda o número de empresas que podem ser cadastradas, mas é a mesma coisa, então poderia iniciar no gratuito tranquilamente). Os outros costumam ter muitas limitações nas versões gratuitas. Em termos de custo-benefício, OneFlow e Makro são boas opções.

Sobre o INSS, como autônomo, se atender empresas (PJ), precisará emitir um RPA na folha de pagamento de cada cliente. O e-Social deve ser enviado e o próprio cliente faz o recolhimento do INSS, descontando esse valor dos seus honorários.

Se atender pessoas físicas (PF), deve preencher o Carnê Leão e gerar a guia do INSS pelo portal Meu INSS.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.