Transferência de Escritório Contábil

HS
    🌱
    🌱 0 pts

tenho uma situação de um cliente que deseja sair de um escritório contábil e vir para o meu. Estou no meu primeiro ano de escritório, começando agora, e gostaria de saber como vocês costumam proceder nessas situações.

Pelo que percebi, as expectativas desse cliente não foram atendidas pelo escritório atual. Inclusive, fui eu quem abriu o MEI dele quando iniciou as atividades, há cerca de um ano. Posteriormente, ele precisou migrar para EPP, mas naquela época eu ainda não estava com meu CRC ativo.

Gostaria de saber quais cuidados são importantes tomar antes de fechar com esse cliente. Também tenho uma dúvida: os escritórios da minha região costumam pedir uma carta do cliente informando para qual escritório ele está se transferindo.

Caso a empresa entregue um termo de encerramento dos serviços técnicos contábeis ao escritório anterior, esse documento possui validade suficiente? Existe realmente a obrigação de informar para qual escritório a empresa está indo, ou essa informação é opcional?

Agradeço desde já pelas orientações.

2 respostas15 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Higor

Antes de assumir esse cliente, o principal cuidado é entender os reais motivos da saída do escritório atual e fazer uma análise prévia da situação da empresa para identificar possíveis pendências fiscais, trabalhistas, societárias ou obrigações acessórias em atraso. É importante solicitar documentos básicos, verificar a situação no e-CAC, conferir declarações transmitidas, débitos existentes e a regularidade cadastral da empresa. Também é recomendável formalizar em contrato a data de início da sua responsabilidade técnica, deixando claro que eventuais erros ou omissões de períodos anteriores não são de sua responsabilidade, salvo se houver contratação específica para revisão desses períodos.

Quanto à transferência, o mais importante é que o cliente formalize o encerramento da relação contratual com o escritório anterior por meio de um termo de rescisão ou encerramento dos serviços contábeis. Em regra, esse documento é suficiente para comprovar o término da prestação de serviços. Não existe uma obrigação legal geral que imponha ao cliente informar para qual escritório está se transferindo. Essa exigência costuma ser uma prática adotada por alguns escritórios ou uma medida de cortesia profissional, mas a validade da rescisão não depende necessariamente da identificação do novo contador. De toda forma, manter uma relação profissional e cordial com o escritório anterior costuma facilitar a obtenção de documentos, arquivos e informações necessárias para uma transição mais segura e organizada.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.