Troca de contabilidade

AA
    🌱
    🌱 0 pts

Oi gente. Tenho uma reunião com um cliente amanhã. Ele comprou uma clínica de análises clínicas laboratório e disse que estava resolvendo a parte do documentos dessa transição e deseja trocar a contabilidade dele para a minha. Quais detalhes preciso me atentar para a reunião considerando a atividade dele? Ele também possui 4 funcionários sem registro. A antiga contabilidade orientou assim até a formalização dessa transição. Poderiam me ajudar ? Será meu primeiro cliente.

7 respostas17 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ana, tudo bem?

É importante ter atenção a dois pontos principais: a transição societária e a regularização trabalhista.

Primeiro, verifique se a compra da clínica já foi formalizada (contrato de cessão de cotas registrado) e se o CNPJ, contrato social e licenças estão atualizados com o novo proprietário. Também é essencial solicitar os documentos contábeis e fiscais da empresa, como o último balancete, certidões e informações sobre o regime tributário, para entender a real situação do negócio.

Em relação aos funcionários sem registro, oriente o cliente de que essa prática é irregular e gera riscos trabalhistas e previdenciários. Assim que assumir a empresa, ele deve formalizar imediatamente os vínculos no e-Social, com registro, contrato e folha de pagamento.

Durante a reunião, procure entender como está sendo feita a transição com a contabilidade anterior, alinhe os documentos necessários para a troca e explique de forma clara os procedimentos que serão adotados no seu acompanhamento contábil.

Vou deixar o link da aula que temos sobre transferência de contabilidade para te auxiliar: https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121622-curso-basico-de-legalizacao-de-empresas/2921839-check-list-de-documentos-transferencia-de-contabilidade-e-ou-contador

Espero ter ajudado.

AA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Thainan, serão dois contratos? Dentro do contrato social já não pode informar a saída do sócio e toda a questão das cotas também ? Estou um pouco perdida nesse processo.

AA
    🌱
    🌱 0 pts

E como faço com esses funcionários sem registro. Digamos que ela queira registrar a partir de Janeiro. Consigo colocar data retroativa? Será gerado impostos retroativos ? Ou a melhor opção é ela admitir com a data de Janeiro?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Ana Gabriela Silva De Almeida Sim, é possível registrar o funcionário de forma retroativa. No entanto, esse procedimento pode gerar penalidades, pois, conforme orientação do e-Social, o evento de admissão deve ser enviado até um dia antes do início das atividades do trabalhador.
    Além disso, o recolhimento de INSS e FGTS referente ao período anterior será devido com juros e multas por atraso.
    Quanto à melhor opção, a empresa precisa avaliar o cenário, pois já há descumprimento das obrigações trabalhistas, e o registro retroativo apenas regulariza a situação, mas não elimina as penalidades.

AA
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira Se fosse admitir o funcionário a partir de Janeiro de 2026, seria o ideal também firmar com o funcionário, certo? pois a partir dali que iria iniciar o registro dele e assim suas férias.

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Ana Gabriela Silva De Almeida Sim, teria que firmar com o funcionário e providenciar o acerto de eventuais períodos anteriores não registrados, garantindo o cálculo correto de férias, 13º salário e demais direitos trabalhistas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.