Troca de contador.

TC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, pessoal tudo bem ?

Então estou querendo iniciar com os meus serviços contábeis. So que me surgiu algumas duvidas. recebi minha primeira proposta de empresa, so que essa empresa em questão ja tem contador. Sendo assim gostaria de saber quais são os cuidados que tenho que toma, qual procedimentos devo iniciar começado.

Já tenho muita coisa alinhada como valores sistemas, mas não nao sei como funciona contratos, essas troca de contador quais documentos devo exigir, entre outras coisas.

Vocês conseguem me ajudar ?

4 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thiago

O primeiro procedimento formal é o cliente comunicar o antigo contador por escrito a transferência de Contabilidade. Solicite ao cliente que peça ao contador anterior uma "Carta de Liberação" ou "Carta de Transferência". Essa carta não é obrigatória por lei, mas é uma boa prática profissional prevista no Código de Ética do Contador (Resolução CFC nº 803/96).

Após isso, Peça os seguintes documentos:

• Contrato social atualizado da empresa;

• Cópia da última Declaração de IRPJ (se for PJ);

• Certidões negativas;

• Livros contábeis e fiscais;

• Arquivos SPED Contábil e Fiscal;

• Cópia de obrigações acessórias entregues (DCTF, EFD, ECD, ECF...);

• Dados de acesso aos sistemas usados (e-CAC, prefeitura, sistemas de emissão de notas, etc.).

Não esqueça de redimir um Contrato de Prestação de serviços contábeis e de registrar no CRC a responsabilidade pela empresa assumida.

Espero ter ajudado.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Thiago Rodrigues Costa Na Receita você vai solicitar pelo Redesim - Evento de troca de Contabilidade. No CRC depende do seu Estado.

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim/meu-cnpj

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.