Currículo

FC
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, estou fazendo o meu currículo para enviar para as futuras nomeações e, vendo alguns currículos de alguns colegas, vi que são currículos bem robustos, com bastante informações sobre experiência. No meu caso, eu não tenho experiência anterior de escritório contábil, pois trabalho 12 anos numa empresa e não pude fazer estágio por causa do salário, pois tenho uma família, um filha e não conseguiria bancar as despesas.

O que eu tenho são cursos realizados na área contábil, fiscal, um pequena noção em DP, tanto que estou começando a prestar serviços para MEIs.

O que eu posso colocar como experiência que não demonstre inexperiência.

Como estou fazendo a pós-graduação em Perícia Contábil e Financeira, já estou regularizado como profissional, queria fazer um currículo personalizado no canvas.

Se alguém tiver a disponibilidade de me ajudar a montar o currículo, pode entrar em contato comigo: (35) 9 9201 0403.

Eu agradeço!!!!

2 respostas17 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Márcio Augusto Borges
    6.807 pts

Bom dia Fabiano.
    Aqui estão algumas dicas para turbinar seu currículo no Canvas, focando em suas fortalezas e minimizando a "falta de experiência em escritório":

1. Destaque sua Experiência Profissional Atual (12 anos na empresa)

Mesmo que não seja em um escritório, essa experiência é valiosa! Pense nas responsabilidades que você tem ou teve que envolvem:

• Análise de dados: Você lida com números, relatórios, planilhas? Descreva como você organiza, interpreta e utiliza esses dados.

• Controle financeiro/orçamentário: Se você participa de alguma forma do controle de custos, receitas ou orçamentos da empresa.

• Conformidade/legislação: Se você precisa seguir normas internas, regulamentos ou leis em suas atividades.

• Resolução de problemas: Como você identifica e resolve questões no seu dia a dia profissional.

• Organização e atenção aos detalhes: Habilidades cruciais para um perito.

Exemplo: "Atuação por 12 anos na [Nome da Empresa], desenvolvendo [mencione brevemente suas principais responsabilidades, focando nas habilidades transferíveis, como análise de dados, controle de processos, etc.]. Experiência sólida em organização e detalhamento, com foco na conformidade interna e otimização de fluxos de trabalho."

2. Seção de "Qualificações" ou "Sumário Profissional" (No Início do Currículo)

Use essa seção para se apresentar e destacar o que você tem de mais relevante para a perícia. É sua chance de "fisgar" o leitor.

Exemplo:

"Profissional da contabilidade com 12 anos de experiência consolidada em [áreas da sua empresa que se conectam com a contabilidade/finanças, mesmo que indiretamente]. Pós-graduando em Perícia Contábil e Financeira, com sólido conhecimento em [mencione suas áreas de curso: contábil, fiscal, DP] e paixão pela análise de dados para tomada de decisão. Busco aplicar meu rigor analítico, ética profissional e expertise técnica para atuar como perito contábil, contribuindo com a Justiça do Trabalho."

3. Educação e Cursos (Essencial!)

Aqui é onde você brilha! Liste sua graduação, a pós-graduação em andamento e todos os cursos relevantes.

• Pós-graduação em Perícia Contábil e Financeira: Coloque em destaque, mencionando que está "em andamento" ou "cursando".

• Cursos de Contabilidade, Fiscal, DP: Não subestime o valor deles. Liste-os com o nome da instituição e a carga horária, se possível. Mostra sua proatividade e busca por conhecimento.

4. Experiência como Prestador de Serviços para MEIs (Muito Importante!)

Isso é sua experiência prática atual e mostra que você está colocando seus conhecimentos em prática.

• Seção: Crie uma seção específica, algo como "Experiência como Profissional Autônomo" ou "Projetos de Consultoria Contábil".

• Descrição: Detalhe o que você faz para os MEIs:

• Apuração e recolhimento de impostos (fiscal).

• Emissão de notas fiscais.

• Organização de documentos contábeis.

• Elaboração de declarações (DAS, etc.).

• Assessoria em dúvidas contábeis/fiscais.

Exemplo:

"Prestação de Serviços Contábeis e Fiscais para MEIs (Autônomo)" Período: [Mês/Ano de Início] – Atualmente

• Assessoria completa a microempreendedores individuais, incluindo apuração e recolhimento de impostos (DAS), emissão de notas fiscais, organização de documentos contábeis e atendimento a dúvidas fiscais.

• Garantia da conformidade legal e fiscal dos negócios, contribuindo para a regularidade e crescimento dos clientes.

5. Habilidades Técnicas e Comportamentais (Keywords Essenciais)

Crie uma seção clara para listar suas habilidades.

• Técnicas (Hard Skills):

• Conhecimento em Legislação Contábil, Tributária, Previdenciária, Trabalhista (básica).

• Conhecimento em Sistemas de Gestão (ERP, se aplicável, ou softwares contábeis/fiscais).

• Pacote Office (Excel avançado é um plus!).

• Análise de Demonstrações Financeiras.

• Conhecimento em cálculos trabalhistas (mesmo que básico, se for o caso).

• Comportamentais (Soft Skills):

• Análise crítica e raciocínio lógico.

• Atenção aos detalhes.

• Organização e planejamento.

• Ética e integridade.

• Comunicação clara (escrita e verbal).

• Capacidade de pesquisa e aprendizado contínuo.

• Proatividade e autonomia.

6. Idiomas (Se Houver) e Informações Adicionais

Se você tem algum idioma, mesmo que básico, pode adicionar.

Dicas para o Design no Canvas

• Menos é mais: Um design limpo e organizado é mais profissional. Evite excesso de cores ou elementos gráficos que possam distrair.

• Hierarquia visual: Use tamanhos de fonte e negrito para destacar informações importantes (seu nome, sua pós-graduação, as seções).

• Espaço em branco: Não sobrecarregue o layout. Deixe "respiro" para a leitura ser agradável.

• Fonte profissional: Escolha fontes legíveis e profissionais.

• PDF: Sempre salve e envie seu currículo em formato PDF para garantir que a formatação seja mantida em qualquer dispositivo.

Lembre-se que, para a perícia, a sua ética, sua capacidade de aprender, sua organização e sua atenção aos detalhes são qualidades muito valorizadas. Seu currículo deve refletir isso. Boa sorte!
    Espero ter ajudado.

FC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, professor

Muito obrigado pela dica.

Fabiano

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.