INVENTÁRIO

JN
    🌱

Boa tarde prezados colegas.!

Um cliente precisa de um INVENTÁRIO do seu estoque, e eu não sei por onde começar, pois eu nunca fiz, será a minha primeira vez!

Gostaria de saber dos colegas, por onde eu posso começar?, tem algum sistema ou software que possa me auxiliar para fazer isso ?

Desde já, agradeço a ajuda de todos.

Obrigado!

2 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Márcio Augusto Borges
    6.807 pts
    Olá Julio, bom dia.
    Isso vai depender do tamanho do estoque e do valor que você cobrou para o serviço (terá que ser viável com a implantação do sistema).
    você pode fazer pelo Dynamics da microsoft.
    Caso não seja, a contagem e inventário do estoque deverá ser feita manualmente mesmo. É fundamental que o inventário do estoque seja bem detalhado, pois quanto mais informações a lista tiver, mais fácil será de controlar os itens estocados. Por isso, a listagem deve conter as especificações de cada mercadoria, informando dados como marca, funcionalidade, tamanho e prazo de validade, se houver.
    Espero ter ajudado.
    GF
    🌱
    🌱 0 pts

Oi Júlio, tudo bem? Não sei se você conseguiu encontrar uma forma de fazer o procedimento, mas pode ser feito da seguinte forma.

1 - Inventário 100%: o cliente emite o relatório com todos os itens que possui no estoque (Nome do item, quantidade em estoque, valor unitário e valor total - se possuir, também os códigos de localização de onde se encontram no estoque). Nesse caso você terá precisamente a visibilidade de tudo aquilo que está no estoque, podendo fazer os ajustes necessários caso tenha algum furo de produtos com menor quantidade do que o registrado ou a maior.

Dependendo do tamanho do estoque que o seu cliente possuir, a contagem 100% não demore muito, mas também há inventários que duram entre um e dois dias, mas são casos em que estoques possui um volume grande de itens.

2 - Inventário por proporcionalidade: a partir do relatório de estoques emitido pelo cliente, você pode estipular um percentual do que você quer testar dentro do inventário. Em alguns casos pega-se entre 10 a 15 itens de maior relevância (R$) e outros 10 aleatórios (seguindo a mesma premissa de montante total do item específico em R$). Desses itens selecionados, busquem ele dentro do estoque e realizem a contagem.

Dos itens selecionados, caso algum deles tenha diferença na quantidade contada com o que está registrado no relatório dele, deve ser feito os ajustes somente dos itens testados.

Sempre lembrando que o que vem a valer após o inventário é o saldo contábil pós ajustes.

Os relatórios de estoque você pode pedir que sejam emitidos em Excel para poder fazer filtros e detalhar melhor as seleções e análises.

***durante o inventário não pode haver movimentação do estoque***

Pode haver o faturamento mas sem a movimentação de estoques.

3 - Inventário feito por empresa terceirizada: caso vocês avaliem que será um trabalho custoso e cansativo é aconselhavel procurar uma empresa que faça esse trabalho em específico. Empresas de auditoria/ consultoria fazem esse tipo de trabalho pois já ser comum dentre as auditorias de balanço.

Espero que isso possa ajudar. Abraços!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.