Pericia Contábil e Financeira - Pessoa Fisica ou Pessoa juridica

DS
    🌱
    🌱 30 pts

Boa noite!
    Duvida....

Tenho que ter o A3 antes de fazer os cadastros nos TJs?

Pensando na carga tributaria , seria melhor abrir uma ME para prestar serviços de pericia?
    Por eu estar iniciando, o melhor a ser feito seria o cadastro pessoa física , ou pode ser jurídica mesmo, ja que o cnpj também será novo?

Obs, não sei se esse canal seria para esse tipo der pergunta, porem, e a forma que tenho de me comunicar.

Obrigada

2 respostas38 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Márcio Augusto Borges
    7.549 pts

Olá Daiana. Bom dia.
    A resposta curta para a estrutura de atuação é: as nomeações judiciais ocorrem sempre na Pessoa Física (o perito é o profissional/CPF), mas a estrutura jurídica (CNPJ) é perfeitamente utilizada para otimização fiscal e emissão de notas, mas não é aceita em todos os tribunais.

1. Preciso do Certificado Digital A3 antes do cadastro nos TJs?

Sim, é indispensável.

Os Tribunais de Justiça (TJs) e os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) operam 100% em meio eletrônico (Sistemas PJe, e-SAJ, Projudi, Eproc).

• Por que o A3? O certificado digital de Pessoa Física (e-CPF, modelo A3 em token/cartão ou em nuvem com validade de 3 anos) é o meio pelo qual você assina seus termos de compromisso, petições, laudos periciais e acessa os autos dos processos.

• Ordem das ações: Obtenha primeiro o seu e-CPF A3, depois realize o cadastro nos bancos de peritos (Cadastro Nacional de Peritos dos TJs/TRTs).

2. Carga Tributária: É melhor abrir uma ME para prestar serviços de perícia?

Para a maioria dos cenários de faturamento médio/alto, a Pessoa Jurídica (ME) é infinitamente mais vantajosa, mas há uma particularidade técnica na perícia judicial que você deve considerar:

Comparativo Tributário

Aspecto

Atuação na Pessoa Física (CPF)

Atuação na Pessoa Jurídica (CNPJ - Simples)

Imposto de Renda

Tabela Progressiva do IRPF (até 27,5%)

Simples Nacional - Anexo III / V (a partir de 6%)

INSS / Previdência

20% sobre os rendimentos (respeitando o teto)

11% sobre o valor do Pró-Labore fixado

ISS

Variável por município (fixo anual ou retenção na fonte)

Incluso na alíquota única do Simples Nacional

Mecanismo de Pagamento Judicial

Alvará/Mandado de pagamento emitido no CPF

Alvará no CPF + indicação de conta da PJ / Emissão de NF

A pegadinha fiscal no Judiciário

Na perícia judicial, o perito nomeado pelo juiz é sempre o CPF do profissional.

O alvará de levantamento de honorários é expedido pelo tribunal em nome do seu CPF. Para que esses honorários sejam tributados pela sua PJ (pagando a alíquota reduzida de ~6% no Simples em vez de até 27,5% no IRPF), a prática padrão adotada nos processos é:

1. Ao peticionar solicitando o levantamento dos honorários, o perito peticiona informando a sua condição de sócio/titular da empresa X.

2. Anexa a Nota Fiscal emitida pela PJ contra a parte responsável pelo pagamento (ou contra o tribunal, dependendo do estado/vara) e solicita o crédito na conta bancária da PJ.

3. Por estar iniciando, cadastro no CPF ou CNPJ?

Como o seu CNPJ também será novo e você está no início da carreira, a rota recomendada segue estes passos estratégicos:

Passo 1: Inicie o cadastro nos TJs como Pessoa Física (Gratuito e Rápido)

• O cadastro nos sistemas de peritos dos tribunais (como o AJ/AJG no PJe ou os cadastros estaduais de peritos) é feito sempre com o seu CPF e o seu registro no CRC / CONPEJ.

• Não há custo para se cadastrar nos tribunais.

• As nomeações levam algum tempo para começar a acontecer (o juiz precisa conhecer seu trabalho e nomear você).

Passo 2: Aguarde a demanda antes de abrir a empresa (ME)

• Manter um CNPJ tem custo fixo (taxas de abertura, certificado e-CNPJ, contador, taxa de fiscalização de localização).

• Como no início você estará cadastrando seu currículo e peticionando para se colocar à disposição das varas, pode levar semanas ou meses até que os primeiros honorários significativos sejam liberados.

• Estratégia ideal: Realize o cadastro nos TJs com o e-CPF A3. Quando saírem as primeiras nomeações e os honorários forem fixados em valores representativos, abra a sua Microempresa (ME) no Simples Nacional (Atividade / CNAE de Serviços Periciais e Contábeis). Como a abertura de uma empresa prestadora de serviços leva poucos dias, você fará isso a tempo de receber o alvará de honorários direto na conta da empresa.

Espero ter ajudado e desejo um ótimo dia.

DS
    🌱
    🌱 30 pts

Boa tarde!
    Muito obrigada pelo retorno.

Uma obs: Fui informada que o A3 para 3 anos esta descontinuado, ser valido o A3 1 anos e A3 2 anos.
    TJS aceita normalmente o de 2 anos?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.