Perícia trabalhista

LO
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com grande dúvida em como cobrar os honorários, como saber se estou cobrando caro ou barato pelo meu serviço.

enviei um currículo me apresentando para alguns advogados para ser assistente técnica e adquirir experiencia para melhorar meu currículo para quando ser nomeada, porém recebi alguns retornos me pedindo preços por exemplo:

Quanto eu cobro pra fazer cálculo de recisão de acordo entre as partes

Quanto eu cobro pra fazer liquidação de sentença

Quanto eu cobro para calcular instrução processual

Estou completamente perdida em valores pois:

Como vou cobrar por hora se não sei quanto tempo posso demorar( pra primeira vez bastante provavelmente)

Pacote fechado ? Qual valor eu estaria dentro do normal ou qual valor para iniciar ?

Em fim, alguem consegue me enviar uma tabela de preços para esse inicio para que eu possa ter uma base de como começar e não perder oportunidade nesse início?

1 respostas17 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Márcio Augusto Borges
    6.807 pts

Olá Luciana, boa tarde.
    É super compreensível essa sua insegurança inicial em relação à cobrança de honorários, especialmente ao dar os primeiros passos como assistente técnica. Essa é uma dúvida comum na área jurídica e pericial. Infelizmente, não existe uma tabela de preços fixa e universal para esses serviços, pois os valores podem variar bastante dependendo de alguns fatores, como:

• Complexidade do cálculo: Um cálculo de rescisão simples é diferente de uma liquidação de sentença com múltiplos pedidos e incidências.

• Volume de documentos a analisar: Quanto mais documentos, maior o tempo de trabalho.

• Urgência do serviço: Prazos apertados podem justificar um valor maior.

• Sua experiência e qualificação: No início, é natural cobrar valores mais modestos para ganhar experiência e construir um portfólio.

• Região: Os valores podem variar entre diferentes cidades e estados.

• O porte do cliente (advogado ou escritório): Escritórios maiores podem ter mais flexibilidade para pagar valores mais altos.

Estratégias para Definir seus Honorários Iniciais:

1. Pesquisa de Mercado: A melhor forma de ter uma base é pesquisar os valores praticados por outros assistentes técnicos na sua região. Converse com outros profissionais, mesmo que informalmente, para ter uma ideia da faixa de preço. Você pode perguntar sobre valores para serviços semelhantes sem necessariamente detalhar os casos específicos que você está analisando.

2. Precificação por Hora (com cautela inicial): Para quem está começando, pode ser difícil estimar o tempo. Uma abordagem inicial pode ser tentar estimar um número máximo de horas que você acredita que levará para realizar o serviço e multiplicar por um valor/hora inicial. Seja honesta consigo mesma sobre o tempo que pode levar, especialmente nas primeiras vezes. Você pode começar com um valor/hora mais baixo para ser competitiva.

3. Pacotes Fechados (com escopo bem definido): Para pacotes fechados, o segredo é definir muito bem o escopo do serviço. Por exemplo:

• Cálculo de Rescisão de Acordo: Defina se inclui apenas o cálculo base, a conferência de documentos, a elaboração de um relatório simples, etc.

• Liquidação de Sentença: Detalhe se inclui a análise da sentença, a elaboração de planilhas de cálculo, a conferência de documentos comprobatórios, a elaboração de um relatório detalhado, etc.

• Cálculo de Instrução Processual: Especifique o tipo de cálculo (horas extras, adicional noturno, etc.) e se envolve a análise de cartões de ponto, recibos de pagamento, etc.

Para definir o valor do pacote inicial, faça uma estimativa de horas (talvez um pouco inflacionada para se proteger no início) e multiplique por um valor/hora inicial mais baixo. Com o tempo e a experiência, você poderá refinar suas estimativas e valores.

4. Valores Iniciais Sugeridos (Apenas como Ponto de Partida e com muita ressalva):

É muito arriscado dar valores exatos sem conhecer a complexidade de cada caso e a realidade do seu mercado. No entanto, para te dar um ponto de partida muito genérico e que você precisará adaptar à sua realidade, você poderia pensar em algo como:

• Cálculo de Rescisão de Acordo (simples): Entre R$ 150,00 e R$ 300,00 (dependendo da quantidade de verbas e documentos).

• Liquidação de Sentença (complexidade baixa a média): Entre R$ 400,00 e R$ 1.000,00 (aumentando conforme a quantidade de pedidos, complexidade das incidências e necessidade de análise de muitos documentos).

• Cálculo de Instrução Processual (por tipo de cálculo): Entre R$ 200,00 e R$ 500,00 (por exemplo, um cálculo de horas extras pode ter um valor, um cálculo de insalubridade outro, dependendo da análise necessária).

Lembre-se: Esses valores são apenas referências iniciais. Você precisará ajustá-los à sua realidade.

5. Seja Transparente na Proposta: Ao enviar sua proposta, detalhe o escopo do serviço que você está oferecendo e a forma de cobrança (hora ou pacote). Isso evita mal-entendidos futuros.

6. Flexibilidade Inicial: No início, você pode ser um pouco mais flexível nos valores para conseguir as primeiras oportunidades e construir seu portfólio. Deixe claro que esses são valores iniciais e que poderão ser ajustados com o aumento da sua experiência e a complexidade dos casos.

7. Valorize seu Trabalho: Mesmo começando, seu conhecimento técnico tem valor. Não cobre valores tão baixos que desvalorizem seu trabalho e o mercado.

Não existe uma tabela mágica pronta. O ideal é construir sua própria base de preços com o tempo, observando o mercado, analisando a complexidade dos casos e aprimorando sua capacidade de estimar o tempo de trabalho.

Aproveite essas primeiras oportunidades para aprender e ganhar confiança. Com cada trabalho realizado, você terá mais clareza sobre o tempo que leva para cada tipo de serviço e poderá ajustar seus honorários de forma mais precisa. Boa sorte nessa nova etapa!
    Boa sorte.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.