Amortização

EP
    🌱

BOM DIA, tenho uma duvida no qual não consigo entender…meu cliente comprando um carro, seria mais útil colocar no CPF correto? Sendo que se colocar no CNPJ da empresa o carro no valor de 80.000,00 após 3 anos caso ele venda esse carro, terá que pagar por ganho de capital devido a amortização correto ?

Exemplo carro 80.000,00 - 3 anos amortização (-20% aa) = valor do veiculo após 3 anos seria 32.000,00 na venda desse veiculo pelos mesmos 80.000,00…necessario pagar por ganho de capital proporcional a 48.000,00…esta correto ?

Não me parece justo para uma pequena empresa do Simples…. o que vocês me dizem ?

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Eduardo, boa noite.

Comprar o carro no CPF significa tratá-lo como um bem pessoal, sem envolvimento de amortização e sem tributação sobre ganho de capital na venda, exceto em casos específicos. Já no CNPJ, o carro é um ativo da empresa e sofre depreciação anual de 20%. Após 3 anos, o valor contábil será 32.000,00. Se o carro for vendido por 80.000,00, haverá um ganho de capital de 48.000,00, que será tributado conforme as regras do Simples Nacional.

Para uso pessoal, comprar no CPF é mais vantajoso, pois não há depreciação e a venda não gera ganho de capital tributável na maioria dos casos. Para uso empresarial, é necessário avaliar o impacto tributário ao longo do tempo e na venda do veículo.

Espero ter ajudado!

EP
    🌱

Oi Edilene, ajudou muito no caso do meu cliente que possui apenas um veiculo, seria bem mais viável ter os seu veiculo que embora usa para trabalho registrado no CPF correto ?

Pois vejo alguns MEI’s que abrem o CNPJ apenas para comprar o veiculo pelo CNPJ só que desconhecem o fato da amortização ao logo do temo e em caso de venda declaração de ganho de capital … ( Esta correto ? )

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.